Repository logo
 
Publication

"Como é que se diz agora?" Uma análise sobre Educação Inclusiva em Portugal

dc.contributor.authorXavier, Paula
dc.date.accessioned2024-11-04T11:25:34Z
dc.date.available2024-11-04T11:25:34Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractPartindo de interpelações do quotidiano da docência em cursos da área da Educação e Formação de Professores, o presente texto tem como objetivo revisitar alguns aspetos da implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal e, complementarmente, chamar à atenção para questões que se impõem à reflexão no quadro da contemporaneidade do sistema de ensino português. Nesse sentido, com base numa revisão da literatura com enfoque em documentos oficiais e estruturantes, são desenvolvidos três tópicos de análise: Inclusão para todos/as os/as alunos/as!; Como chegar a todos/as e cada um/a dos/as alunos/as?; Em que ponto estamos na implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal? Espera-se que esta análise se possa constituir como um contributo para a formação e desenvolvimento profissional neste domínio.pt_PT
dc.description.abstractBased on questions raised in the daily teaching routine in courses in the field of Education and Teacher Training, this text aims to revisit some aspects of the implementation of the legal regime for Inclusive Education in Portugal and, additionally, draw attention to issues that require reflection within the contemporary framework of the Portuguese education system. In this sense, based on a literature review focusing on official and structuring documents, three topics of analysis are developed: Inclusion for all learners!; How to reach out to each and every learners?; Where are we in the implementation of the legal regime for Inclusive Education in Portugal?. It is hoped that this analysis can serve as a contribution to training and professional development in this field.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationXavier, P. (2023). "Como é que se diz agora?" Uma análise sobre Educação Inclusiva em Portugal. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, & R. Fernandes (Edits). Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva@2023 (pp. 1-12). Escola Superior de Educação de Viseu.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34633/978-989-35325-4-6pt_PT
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/8465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8608
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectEquidadept_PT
dc.subjectRegime Jurídico da Educação Inclusivapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectEquitypt_PT
dc.title"Como é que se diz agora?" Uma análise sobre Educação Inclusiva em Portugalpt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
person.familyNameXavier
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-id5210-1D1F-338A
person.identifier.orcid0000-0001-6140-1228
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7e6cf595-6ada-4889-aa58-d3f040321e4b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e6cf595-6ada-4889-aa58-d3f040321e4b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ebook Ap.EE_2023.pdf
Size:
24.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: