Repository logo
 
Publication

ST@RT + Sustentável : sustentabilidade nas escolas

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo e
dc.contributor.authorRodrigues, Bruno Daniel da Silva
dc.date.accessioned2024-02-19T15:07:29Z
dc.date.available2024-02-19T15:07:29Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.date.submitted2023-08-10
dc.description.abstractIntrodução: A importância da transferência de conhecimentos e de competências da teoria para a prática é fundamental. Neste sentido realizou-se um estudo cujo objetivo geral consiste em avaliar os conhecimentos em saúde ambiental dos alunos que frequentam Escolas Profissionais no Concelho de Viseu. Objetivos: Determinar as variáveis sociodemográficas que interferem nos conhecimentos dos alunos sobre saúde ambiental; verificar se existe diferença nos conhecimentos entre os alunos de uma Escola Profissional inserida no Programa Eco-Escolas e os que frequentam uma Escola Profissional não integrante do referido Programa. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional. Amostra constituída por 132 alunos, maioritariamente, feminina (55,3%) e com 16 anos de idade (31,1%). O instrumento de recolha de dados é um questionário adaptado de inquéritos usados pelo programa Eco-Escolas em 2022/2023. Resultados: Traçou-se um perfil dos alunos com mais conhecimentos sobre saúde ambiental: em relação à Água ser do sexo masculino, possuir mais idade (19-21 anos) e ser aluno da Escola N; quanto aos Espaços Exteriores ser do sexo masculino, estar na faixa etária dos 15-16 anos, residir numa Zona urbana Eco e numa Zona intermédia Eco; relativamente aos Resíduos, ter 17 anos de idade, residente numa Zona intermédia Eco e ser aluno da Escola N; face à Mobilidade e Ruído, possuir 18 anos de idade, habitar numa Zona intermédia sem Eco e ser aluno da Escola N; quanto à Energia, ter 19-21 anos de idade e habitar numa Zona intermédia sem Eco. Conclusão: As evidências encorajam a continuidade de implementação e coordenação de intervenções que estimulem o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e estarem mais sensíveis para o impacto das preocupações ambientais. Palavras-chave: Alunos; Saúde ambiental; Literacia; Enfermagem Comunitária.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Introduction: The importance of transferring knowledge and skills from theory to practice is fundamental. In this sense, a study was carried out whose general objective is to evaluate the knowledge in environmental health of students who attend Professional Schools in the Municipality of Viseu. Objetives: Determine the sociodemographic variables that interfere with students' knowledge about environmental health; to verify if there is a difference in knowledge between the students of a Professional School inserted in the Eco-Schools Program and those who attend a Professional School not part of the refered Program. Methods: This is a quantitative, cross-sectional, descriptive-correlational study. The sample consisted of 132 students, mostly female (55.3%) and 16 years old (31.1%). The data collection instrument is a questionnaire adapted from surveys used by the Eco-Schools program in 2022/2023. Results: A profile of the students with more knowledge about environmental health was drawn: in relation to Water, being male, being older (19-21 years) and being a student of School N; as for the Outdoor Spaces be male, be in the age group of 15-16 years, reside in an Eco urban Zone and an Eco intermediate Zone; in relation to Waste, be 17 years old, resident in an Eco Intermediate Zone and be a student of School N; in view of Mobility and Noise, being 18 years old, living in an intermediate Zone without Echo and being a student of School N; as for Energy, being 19-21 years old and living in an Intermediate Zone without Echo. Conclusion: The evidence encourages the continuity of implementation and coordination of interventions that stimulate the development of activities, aiming at improving the environmental performance of schools, contributing to the change of behaviors and being more sensitive to the impact of environmental concerns. Keywords: Students; Environmental health; Literacy; Community Nursing.pt_PT
dc.identifier.tid203463790pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8244
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescentept_PT
dc.subjectCompetência profissionalpt_PT
dc.subjectConhecimentos, atitudes e prática em saúdept_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectEnfermagem de saúde comunitáriapt_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectSaúde ambientalpt_PT
dc.subjectAdolescentpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectCommunity health nursingpt_PT
dc.subjectEnvironmental healthpt_PT
dc.subjectHealth knowledge, attitudes, practicept_PT
dc.subjectProfessional competencept_PT
dc.subjectSchoolspt_PT
dc.subjectSustainable developmentpt_PT
dc.titleST@RT + Sustentável : sustentabilidade nas escolaspt_PT
dc.title.alternativeStart mais sustentável : sustentabilidade nas escolaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCurso de Mestrado em Enfermagem Comunitáriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
BrunoDanielSilvaRodrigues_RM.pdf
Size:
12.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: