Repository logo
 
Publication

Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não) -retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorRamalho, Henrique
dc.contributor.advisorRocha, João
dc.contributor.authorRosa, Carolina da
dc.date.accessioned2022-11-14T16:42:28Z
dc.date.available2023-05-03T00:30:25Z
dc.date.issued2022-05-03
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio contempla o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se dividido em duas partes fundamentais, nomeadamente, uma que apresenta uma reflexão crítica sobre toda a prática desenvolvida e outra que diz respeito, à investigação sobre a temática de (não)retenção escolar que tem como título Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não)-retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A retenção escolar é uma das maiores problemáticas do sistema de ensino português, pelo facto de o nosso país ter as taxas mais altas dos países analisados pela OCDE (2012; 2013). Assim sendo, a problemática da nãoretenção dos alunos do ensino básico, para anos não terminais, passou a ser normalizada pelo Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril. O CNE (2017) refere que os alunos retidos sofrem um processo de regressão na sua autoestima e da sua socialização, conduzindo a níveis preocupantes de alienação face à escola, com repercussões no aumento dos índices de abandono escolar. Com este trabalho de investigação temos como principal objetivo compreender as mudanças operadas no Sistema, nas escolas e nas práticas e perceções dos professores sobre esta temática de não-retenção. A investigação é de natureza qualitativa, foi realizada em duas escolas localizadas em contextos distintos, estando uma localizada na zona centro do Continente e a outra na Região Autónoma dos Açores. Para a recolha de dados recorremos à entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a expetativa da não-retenção cabe mais às famílias e à sociedade e que os professores inquiridos se mostram cautelosos com as medidas de não-retenção.pt_PT
dc.description.abstractThe present Internship Final Report it’s found divided into two fundamental parts, namely a critical reflection on all the practice developed and the other part concerns, a investigation about the theme of (non)-school retention entitled Teacher’s perspectives on the effects of the (non)-school retention of primary school student’s learning. School retention is one of the biggest problems in the portuguese education system, due to the fact that our country has the highest rates in the countries analyzed by the OCDE (2012;2013). Therefore, the issue of no-retention of basic education students for noterminal years is now normalized by Decree-Law n.º 17/2016, of 4 April. The CNE (2017) states that retained students undergo a process of regression in their self-esteem and socialization, leading to worrying levels of alienation from the school, with repercussions on the increase in school dropout rates. With this research work, our main objective is to understand the changes in the System, in schools and in the practices and perceptions of teachers on this theme of no-retention. The investigation is of a qualitative nature, it was carried out in two schools located in diferente contexts, one located in the center of mainland Portugal and the other in the Autonomes Regions of the Azores. In terms of technique, we resorted to semi-structured interviews, operationg with two case studies. The results indicate that the expectation of no-retention is more for families and society, the inquired teachers are cautious with the measure of no-retention.pt_PT
dc.identifier.tid203097408pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7394
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNão-Retenção Escolarpt_PT
dc.subjectRetenção Escolarpt_PT
dc.subjectSucesso Escolarpt_PT
dc.subjectInsucesso Escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectNo-School Retentionpt_PT
dc.subjectSchool Retentionpt_PT
dc.subjectSchool Successpt_PT
dc.subjectSchool Failurept_PT
dc.subjectPrimary Schoolpt_PT
dc.titlePerspetivas dos professores sobre os efeitos da (não) -retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
132-Relatório final-1148-1-6-20220530.pdf
Size:
2.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: