Repository logo
 
Publication

CAUQI - comunidade de aprendizagem de utilização de quadros interativos - diagnóstico e intervenção : um estudo de caso no agrupamento de escolas de Castro Daire

dc.contributor.advisorPinto, Maribel
dc.contributor.authorCarvalho, Paulo Jorge Rodrigues de
dc.date.accessioned2015-04-14T09:30:53Z
dc.date.available2015-04-14T09:30:53Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2015-03
dc.description.abstractResumo A CAUQI é uma comunidade de aprendizagem através da qual se pretende incrementar o domínio e utilização de quadros interativos em sala de aula por parte dos professores do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, mas também por todos os intervenientes, dado que é uma comunidade aberta e gratuita. Depois de um enquadramento teórico sobre tecnologias na Educação, nomeadamente Quadros Interativos, este projeto apresenta duas etapas: O diagnóstico e a intervenção. Na fase de diagnóstico, procuraremos aferir o nível de formação, domínio e utilização de quadros interativos no Agrupamento de Escolas de Castro Daire, através de uma entrevista ao diretor do Centro de Formação Castro Daire Lafões e de um questionário aos docentes do referido Agrupamento. Na fase de intervenção, e de acordo com os resultados obtidos no diagnóstico, dinamizaremos uma comunidade de aprendizagem, utilizando a plataforma “MOODLE”, com componente de formação e de colaboração interativa. Terminaremos com a análise de interações na CAUQI e as conclusões do projeto.por
dc.description.abstractAbstract The CAUQI is a learning online community engaged in the domain and use of interactive whiteboards in the classroom by teachers of the Castro Daire School Group, but also by all users, as an open and free virtual community. After a theoretical framework on technology in Education, Interactive Whiteboards in particular, this project has two stages: diagnosis and intervention. In the diagnostic stage, we will seek to evaluate the level of training and use of interactive whiteboards in the Castro Daire School Group, through an interview with the director of the Castro Daire Lafões Formative Center and a questionnaire to all teachers of the already mentioned school group. In the intervention stage, and according to the results of the diagnosis, we will boost a learning community, using "MOODLE" as a platform of interactive collaboration and training. We’ll finish the work with the analysis of interactions in CAUQI and the project’s conclusions.por
dc.identifier.tid201243687
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2768
dc.language.isoporpor
dc.subjectcauqipor
dc.subjectformaçãopor
dc.subjectquadros interativospor
dc.subjectcomunidade de aprendizagempor
dc.subjecte-learning communitypor
dc.subjectteacher trainingpor
dc.subjectinteractive whiteboardspor
dc.titleCAUQI - comunidade de aprendizagem de utilização de quadros interativos - diagnóstico e intervenção : um estudo de caso no agrupamento de escolas de Castro Dairepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Comunicação e Artepor
thesis.degree.levelMestre em Educação e multimédiapor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e multimédiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto_Mestrado_CAUQI_de_Paulo_Carvalho.pdf
Size:
3.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: