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Abstract(s)
O desenvolvimento dos novos media conduzem a mudanças culturais profundas. Estamos perante uma cultura de mobilidade física, virtual e imaginativa, condutora de uma mudança paradigmática no âmbito das relações públicas, assumindo o modelo cocriacional, baseado no diálogo, um papel central (Kent, 2001; 2011). São estas premissas que nos levam a pensar no papel do meio na experiência comunicacional, condicionadora do processo imaginário e impulsionadora dos movimentos virtuais e imaginativos.
O enquadramento teórico centra-se na teoria do meio de comunicação, na mediação tecnológica e mediação social e nas perspetivas retóricas e dialógicas explicativas das características dos novos media.
Este artigo analisa o papel dos websites na formação da imagem do destino (Portugal). O corpus do trabalho é constituído pelos Websites das entidades oficiais e não oficiais e pelas fotografias aí publicadas e partilhadas. A metodologia assenta na análise de conteúdo dos dados recolhidos nos websites e nas fotografias. A análise dos resultados confirma que as entidades oficiais adotam os princípios dialógicos em maior grau do que as não oficiais; que há uma maior adoção dos princípios dialógicos da dimensão técnica do que da dimensão dialógica e uma relação entre uma maior adoção da ligação dialógica e a abertura da entidade à possibilidade de partilha fotográfica pelos turistas. A análise dos elementos denotativos e conotativos das fotografias refletem uma semelhança nas representações.
Description
Keywords
Diálogo Cultura Mobilidade Media Imagem
Citation
Augusto, L.; Silveirinha, M.J. (2015). Diálogo e o meio para uma cultura de mobilidade. I Congresso Internacional sobre Cultura. Universidade da Beira Interior. Covilhã. 27 a 29 de outubro de 2015.