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Authors
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Abstract(s)
No quadro da abordagem inclusiva, o modelo colaborativo e de parceria do envolvimento
parental constitui um sólido referencial para os profissionais. O presente estudo é correlacional e
tem como objetivo analisar as relações entre as perceções dos pais e dos professores sobre o
envolvimento parental na escola. Para o efeito, constituímos duas amostras, uma de 256 pais de
crianças com e sem necessidades educativas especiais e outra de 107 professores. Os dados foram
recolhidos em agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. A análise comparativa das perceções
dos pais e professores revela que a maior divergência ocorre entre os professores do ensino regular
e os pais de alunos com NEE. Em contraste, não encontrámos diferenças significativas entre as
perceções dos pais de crianças com NEE e os professores de educação especial. Constatamos,
ainda, diferenças significativas entre os dois tipos de professores (ensino regular e educação
especial) sobre o envolvimento dos pais. A leitura dos resultados do presente estudo é feita à luz do
paradigma inclusivo e do quadro legal em vigor.
Description
Keywords
envolvimento parental inclusão Necessidades Educativas Especiais
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Psicologia