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Comunicação em turismo rural e línguas estrangeiras entre o desejado e a realidade

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Introdução: No contexto de recursos escassos, frequente em áreas rurais, é indiscutível a importância da comunicação em turismo rural. Se considerarmos ainda que grande parte da procura é composta por estrangeiros, compreende-se a importância das línguas estrangeiras. Não obstante, muitas páginas web dos respetivos empreendimentos, encontram-se apenas num idioma ou não existem sequer. Objetivos: Tomando como referência a Região Viseu Dão Lafões (RVDL) este estudo tem como propósito observar a existência de páginas web e os idiomas presentes nas mesmas. Métodos: Foi feita uma pesquisa on-line no sentido de aferir a existência ou não de página web nos empreendimentos da RVDL. Para os empreendimentos que possuem página web foram observados os idiomas presentes na mesma. Procedeu-se de seguida à análise exploratória do conteúdo das páginas web. Resultados: Conclui-se que muitos dos empreendimentos não apresentam página web e uma boa parte dos mesmos apresenta apenas informação num idioma, em particular em português. Conclusões: A não existência de página web e a apresentação da informação apenas num idioma (português) é uma fragilidade dos empreendimentos de turismo rural da RVDL. A questão deve ser criteriosamente ponderada no sentido de ser atraída um mercado externo que valoriza o que é genuíno e típico da região.
Introduction: In a context of scarce resources, frequent in rural areas, the importance of communication in rural tourism is undisputed. If we consider that foreigners compose a great part of the search for the tourist product, it is understand the importance of foreign languages. Nevertheless, much of the web pages of the enterprises, are only in one language or do not exist. Objectives: Taking as reference the Viseu Dão Lafões Region (VDLR), the purpose of this study isto observe the existence of the websites of rural tourism enterprises, and which languages are present in them. Methods: An online research was made to verify the existence of the website of the enterprises of rural tourism in the VDLR. For the ones that have a website, it was observed which languages were used. Following, we proceed to an exploratory analysis of the content of the websites. Results: We conclude that many of enterprises don´t have websites and many of them only present information in one language, in particular in Portuguese. Conclusion: The absence of the website and the presentation of the information only in Portuguese is a fragility of the tourism rural enterprises of the VDLR. The issue must be carefully considered i

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Keywords

Turismo Rural Comunicação Página Web Línguas estrangeiras Viseu Dão Lafões

Citation

Pato, L. (2019). Comunicação em turismo rural e línguas estrangeiras entre o desejado e a realidade. Millenium Journal of Education, Technologies, and Health, 2(4:spec. ed.), 11-19.

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Publisher

Instituto Politécnico de Viseu, Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS)

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