Repository logo
 
Publication

As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira: uma análise temporal (1999-2017)

dc.contributor.authorBarreto Ramos, Adriano
dc.contributor.authorCarvalho, Cláudia
dc.contributor.authorAntunes, Joaquim
dc.date.accessioned2022-09-16T11:05:15Z
dc.date.available2022-09-16T11:05:15Z
dc.date.issued2021-09-23
dc.description.abstractO número de clientes nas termas em Portugal não tem parado de crescer nos últimos anos, pese embora se assista a uma diminuição no segmento designado como “clássico”. Saber o que procuram os clientes termais, quais são as suas expectativas e como se estruturam é um objetivo de todos os gestores, para fornecer serviços cada vez mais ajustados às preferências dos clientes. A legislação publicada em 2004 remete-nos também para dois conceitos aparentemente distintos: termalismo de cura/terapêutico e termalismo de bem-estar, alegadamente uma nova forma de termalismo. Depois de encontrado o conceito de termalismo e procuradas as relações entre termalismo, saúde e turismo, foi realizada a pesquisa no terreno para conhecer as expectativas dos consumidores. De forma a termos uma perspetiva de evolução, foi usado, nas Caldas da Felgueira, o mesmo questionário que tinha sido aplicado no final da década de 90, com o mesmo objetivo de pesquisa. A evolução do setor, enquadrando as Caldas da Felgueira onde se realiza o estudo de campo, é analisada num período de tempo alargado e a análise dos dados é feita em dois momentos cronológicos, sendo feita a comparação entre eles. As ilações retiradas permitirão à empresa ajustar ou reposicionar a sua oferta, de acordo com as preferências evidenciadas e definir melhor as mensagens e canais de comunicação.pt_PT
dc.description.abstractThis work analyses and explores the concept of mineral spring spas, in Portugal. The interconnection between health bene ts and spa tourism is discussed, and a possible repositioning of the entire sector suggested. In addition, it was possible to compare wellness spa activity to medical spa performance using the available data. The legislation published in 2004 brings forth two concepts: therapeutic spas and wellbeing/wellness spas. To explore the expectations of the consumers, research in loco was necessary and it took place in two distinct phases. Firstly, a questionnaire for the spa users was administered in 1999, in a sample of Portuguese SPA. The second phase took place in 2017 and the same questionnaire was administered in Caldas da Felgueira, to analyse the evolution of consumers' expectations, in that speci c Spring SPA. The analysis of o cial data was done over a large period, and it was compared with the development of Caldas da Felgueira, the case study. The wide data range allowed for a greater understanding of the evolution of expectations of spa users through time. Knowledge of the clients' expectations will allow the management of the company to adjust or reposition their o er according to preferences shown, as well as to better design their communication channelspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRamos, A., Carvalho, C. S., & Antunes, J. (2021). As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira: uma análise temporal (1999-2017). Journal of Tourism & Development, 36(2), 433-445. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.8897pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/rtd.v36i2.8897pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7341
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/issue/view/861pt_PT
dc.subjectTermalismopt_PT
dc.subjectExpectativas dos consumidorespt_PT
dc.subjectTurismo de saúdept_PT
dc.subjectMarketing termalpt_PT
dc.subjectMedical SPApt_PT
dc.subjectConsumer expectationspt_PT
dc.subjectWellnesspt_PT
dc.subjectHealth tourismpt_PT
dc.subjectSPA marketingpt_PT
dc.titleAs expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira: uma análise temporal (1999-2017)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiro, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage445pt_PT
oaire.citation.issue36pt_PT
oaire.citation.startPage433pt_PT
oaire.citation.titleJournal of Tourism & Developmentpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameBarreto Simões Ramos
person.familyNameAntunes
person.givenNameAdriano Augusto
person.givenNameJoaquim
person.identifier.ciencia-idE51E-8EBC-F1CA
person.identifier.ciencia-id5111-768D-4E43
person.identifier.orcid0000-0002-2379-8145
person.identifier.orcid0000-0003-4782-9548
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication709fdc3a-0b3c-4c07-848c-07557914d003
relation.isAuthorOfPublication30c470ca-bc66-455c-a5bf-859ca408fa42
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery709fdc3a-0b3c-4c07-848c-07557914d003

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo Termas_RT&D_nº 36 vol 2 2021.pdf
Size:
556.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: