Repository logo
 
Publication

Criatividade e leitura: (des)construções e itinerários da profissionalidade

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2021-05-03T09:56:44Z
dc.date.available2021-05-03T09:56:44Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractAtualmente as práticas educativas reconstroem-se de modos muito diversificados, entretecendo-se de leituras múltiplas que dialogam com a criatividade e com as representações que lhes podem subjazer. Tal coloca inúmeros desafios dentro e fora da arena educativa, estimulando-nos a repensar diferentes formas de os ultrapassar através da partilha e da cooperação conjunta. Nesta reflexão apresentamos alguns caminhos que ecoam em tal partilha, focando a nossa atenção nos seguintes aspetos: i) criatividade e leitura – conceitos, representações e desvios; ii) «leitura criativa» – dos mundos da literatura (para a infância). Concluímos que a criatividade e a leitura, enquanto constructos plurais, exigem permanentes desdobramentos nas práticas educativas, resultando da sua interação e diálogo, aspetos que muito contribuem para repensar o nosso posicionamento na sociedade.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, educational practices are rebuilt in very diversified ways, intertwining in multiple readings that dialogue with creativity and the conceptions that may underlie them. This poses numerous challenges within and outside the educational arena, stimulating us to rethink diverse ways of overcoming them through sharing and cooperation. In this reflection we present some paths that echo in such sharing, focusing our attention on the following aspects: i) creativity and reading - concepts, conceptions and deviations; ii) «creative reading» the worlds of literature (for children). We conclude that creativity and reading, as plural constructs, call for permanent developments in educational practices, resulting from their interaction and dialogue, aspects that greatly contribute to rethink ourpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2020). Criatividade e leitura: (des)construções e itinerários da profissionalidade. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, & M. P. Figueiredo (Eds.) Aprender é coisa séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp.74-80). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34633/978-989-54743-0-1pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54743-0-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6740
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectConceptionspt_PT
dc.subjectChildren's literaturept_PT
dc.titleCriatividade e leitura: (des)construções e itinerários da profissionalidadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage80pt_PT
oaire.citation.startPage74pt_PT
oaire.citation.titleAprender é coisa séria: contributos para a construção do saber escolar Ipt_PT
oaire.citation.volumeIpt_PT
person.familyNameMelão
person.givenNameDulce
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Criatividade_2020.pdf
Size:
1023.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format