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Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo de sesta na Educação PréEscolar e a sua importância na perspetiva de educadores de infância e de pais/encarregados de e
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Esperança Jales | |
dc.contributor.author | Ferreira, Mariana Gomes | |
dc.date.accessioned | 2022-11-14T12:17:41Z | |
dc.date.available | 2024-06-03T00:30:39Z | |
dc.date.issued | 2022-06-03 | |
dc.description.abstract | O presente relatório está dividido em duas grandes partes. A primeira parte é de índole reflexiva, na qual estão expressas reflexões acerca das práticas vivenciadas no decurso dos estágios no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, tendo como base de orientação os Padrões de Desempenho Docente plasmados no Despacho n.º 16034/2010. Nesta reflexão crítica é feita uma abordagem e introspeção às competências que foram desenvolvidas no decurso dos vários estágios, considerando o trabalho desenvolvido nas diferentes formas de estágio vivenciadas. Por seu turno, a segunda parte do relatório é dedicada a um trabalho de investigação que tem foco na temática do sono, mais concretamente, o tempo de sesta na Educação Pré-Escolar. O sono constitui uma necessidade fisiológica que todos temos, embora cada ser, na sua individualidade, padeça de necessidades distintas de tempo de sono, todos precisamos dele para viver. É nesta lógica que o sono é imprescindível e deve ser cuidado desde cedo para evitar distúrbios de sono e consequentes repercussões no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. O estudo que desenvolvemos é de cariz qualitativo e de natureza descritiva e exploratória com o recurso à aplicação de questionários a educadores de infância e a pais/encarregados de educação com o intuito de recolher dados que permitissem atingir os objetivos visados com o mesmo, a saber, compreender a importância da sesta na Educação Préescolar e percecionar as suas vantagens ou desvantagens na perspetiva de educadores de infância e de pais/encarregados de educação. Os resultados evidenciam que embora as crianças, de uma maneira geral, não usufruam do tempo de sesta, por não ser obrigatória, todos reconhecem que existem implicações decorrentes da privação do tempo de sesta, essencialmente ao nível do bem-estar físico, social, psicológico e cognitivo das crianças. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report is divided into two major parts. The first one is reflective in its nature, expressing reflections about the practices experienced during the internships in the 1st Cycle of Basic Education and PreSchool Education, based on the guidance of the Teacher Performance Standards set in Order No. 16034/2010. Within this critical reflection, an approach and introduction to the competencies developed in the course of the various stages is made, this considering the work developed in the different kinds of internships experienced. In turn, the second part of the report is dedicated to a research work that focuses on the theme of sleep, more specifically, the napping time in Preschool Education. Sleep is a physiological necessity that we all have, although each being, in its individuality suffers from distinct needs of sleep time, we all need it to live. It is in this logic that sleep is essential and should be taken care of from an early age to avoid sleep disorders and consequent repercussions on the physical and cognitive development of children. The study that we developed is qualitative, descriptive and exploratory in its nature, using the application of questionnaires to kindergarten teachers and parents/guardians in order to collect data that would allow achieving the objectives aimed for,namely, understanding the importance of the nap in Preschool Education and to perceive its advantages or disadvantages from the perspective of kindergarten teachers and parents/guardians. The results show that although children, in general, do not enjoy nap time, as it is not mandatory, everyone recognizes that there are implications resulting from the deprivation of nap time, essentially at the level of the physical, social, psychological and cognitive well-being of children. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203097149 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7382 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Sono | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento e aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | bem-estar e descanso | pt_PT |
dc.subject | Sleep | pt_PT |
dc.subject | Preschool Education | pt_PT |
dc.subject | Development and Learning | pt_PT |
dc.subject | Well-Being and Rest | pt_PT |
dc.title | Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo de sesta na Educação PréEscolar e a sua importância na perspetiva de educadores de infância e de pais/encarregados de e | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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