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Abstract(s)
Numa altura de alteração na formação inicial de educadores de infância que, de
novo, realça a relação com a investigação e a produção de conhecimento profissional
específico, apresenta-se uma análise de estudos desenvolvidos no âmbito de uma
licenciatura que focaram a utilização das tecnologias de informação e comunicação (tic) na
educação pré-escolar. A análise orientou-se por preocupações relativas à produção de
conhecimento por professores e à necessidade de estudos que apoiem a decisão sobre a
utilização das tic na educação pré-escolar. Foram apreciadas as instâncias conceptual,
substantiva e metodológica dos estudos, em detrimento de uma revisão de resultados.
Destacam-se características de investigação realizada por práticos e de conhecimento
pedagógico de conteúdo concretizados por alguns desses estudos, bem como as
combinatórias metodológicas e os procedimentos de acesso ao campo bem sucedidos. A
criação de espaços de produção de investigação nos novos mestrados pode beneficiar da
análise destes processos nessas dimensões.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Formação de professores Integração curricular das TIC Software Livre Conhecimento Profissional
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Publisher
Universidade do Minho