Repository logo
 
Publication

Metamorfoses da leitura na literatura para a Infância – repensar a educação literária no 1.º CEB

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2020-12-23T14:23:33Z
dc.date.available2020-12-23T14:23:33Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA importância da leitura tem sido alvo de atenção hodiernamente, no cruzamento dos distintos matizes assumidos nas travessias da pandemia. Em tal âmbito, os textos literários ganham destaque enquanto infindável estímulo do nosso reposicionamento no mundo. Para esse reposicionamento, muito podem contribuir as práticas de leitura em contexto escolar, acalentando o prazer de ler. A esta luz, a presente reflexão tem como objetivo indagar o modo como distintas reapresentações da leitura que se redesenham na literatura para a infância possibilitam repensar a Educação Literária no 1.º CEB, enquanto reencontro feliz do livro e dos leitores. Para cumprir o objetivo delineado, procede-se à análise dos tecidos peritextuais e/ou textuais de três livros: Máquina (Ferraz, 2017), Capitão Rosalie (Fombelle, 2020) e A menina dos livros (Jeffers & Winston, 2017). A partir de tais tecidos, através da reconstituição de reapresentações da leitura, é proposto um olhar renovado sobre a Educação Literária enquanto modo permanente de um refazer que se institui como apelo aos leitores. O referencial teórico desta reflexão ganha alento na literatura de especialidade focando o papel da literatura para a infância no que respeita à Educação Literária e nos documentos curriculares em vigor (Buescu, Morais, Rocha & Magalhães, 2015; Ministério da Educação, 2018). Conclui-se ser relevante reapreciar as metamorfoses da leitura plasmadas nos livros selecionados, dado instigarem tempos de fruição que podem contribuir não só para o incremento da motivação para a leitura, como também para o fortalecimento da educação para a cidadania.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2020). Metamorfoses da leitura na literatura para a Infância – repensar a Educação Literária no 1.º CEB. In Rocha, J., Ribeiro, A., Menezes, L., Felizardo, S., Cardoso, A. P., Silva, A. I, & Figueiredo, M. (Eds.) Livro de Resumos do 8.º Congresso Olhares sobre a Educação, p. 24. Viseu: Escola Superior de Educação/Politécnico de Viseupt_PT
dc.identifier.isbn978- 989-54743-3-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6472
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação/Politécnico de Viseupt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectEducação Literáriapt_PT
dc.titleMetamorfoses da leitura na literatura para a Infância – repensar a educação literária no 1.º CEBpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage24pt_PT
oaire.citation.startPage24pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do 8.º Congresso Olhares sobre a Educaçãopt_PT
person.familyNameMelão
person.givenNameDulce
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Resumo_Livro_Olhares8_Melão_2020.pdf
Size:
618.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format