Repository logo
 
Publication

Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar

dc.contributor.authorDória, Goretti
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorGomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
dc.date.accessioned2021-11-08T15:49:07Z
dc.date.available2021-11-08T15:49:07Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNa educação pré-escolar, ensinar concretiza-se na organização do ambiente educativo e em interações mais ou menos orientadas pelo/a educador/a. Nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar portuguesas, a organização do ambiente educativo surge como suporte da gestão curricular e o brincar é valorizado de forma transversal a todas as áreas de conteúdo. Em termos matemáticos, destaca-se o desafio de organizar o espaço, os materiais e as interações que promovam o envolvimento das crianças na resolução de problemas e as oportunidades que o brincar oferece para o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemáticos. Esta abordagem reconhece os saberes e experiências das crianças como base para a sua aprendizagem, nomeadamente no âmbito da Matemática. Apresentamos situações experienciadas e investigadas num contexto pré-escolar português, analisando as propostas do adulto e as resoluções de 20 crianças entre 3 e 6 anos. As situações foram desenhadas tendo em vista o trabalho com as operações aritméticas, procurando contribuir para o seu desenvolvimento.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDória, G., Figueiredo, M. P., & Gomes, H. (2017). Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na educação Pré-Escolar. In Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Eds.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática: Libro de actas (pp. 54-62). Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas.pt_PT
dc.identifier.issn978-84-945722-3-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6874
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFederación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticaspt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectoperações aritméticaspt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.titleBrincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMadridpt_PT
oaire.citation.endPage62pt_PT
oaire.citation.startPage54pt_PT
oaire.citation.titleVIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemáticapt_PT
person.familyNamePacheco Figueiredo
person.familyNamedos Santos Vasconcelos Gomes
person.givenNameMaria
person.givenNameHelena Margarida
person.identifier.ciencia-id8C11-3B00-7E06
person.identifier.ciencia-id1615-CFD4-B746
person.identifier.orcid0000-0001-7517-891X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0
relation.isAuthorOfPublicationc18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ComunicacionesLibroActas_CB1301-1400.pdf
Size:
739.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format