Publication
Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar
dc.contributor.author | Dória, Goretti | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria Pacheco | |
dc.contributor.author | Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos | |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T15:49:07Z | |
dc.date.available | 2021-11-08T15:49:07Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Na educação pré-escolar, ensinar concretiza-se na organização do ambiente educativo e em interações mais ou menos orientadas pelo/a educador/a. Nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar portuguesas, a organização do ambiente educativo surge como suporte da gestão curricular e o brincar é valorizado de forma transversal a todas as áreas de conteúdo. Em termos matemáticos, destaca-se o desafio de organizar o espaço, os materiais e as interações que promovam o envolvimento das crianças na resolução de problemas e as oportunidades que o brincar oferece para o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemáticos. Esta abordagem reconhece os saberes e experiências das crianças como base para a sua aprendizagem, nomeadamente no âmbito da Matemática. Apresentamos situações experienciadas e investigadas num contexto pré-escolar português, analisando as propostas do adulto e as resoluções de 20 crianças entre 3 e 6 anos. As situações foram desenhadas tendo em vista o trabalho com as operações aritméticas, procurando contribuir para o seu desenvolvimento. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Dória, G., Figueiredo, M. P., & Gomes, H. (2017). Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na educação Pré-Escolar. In Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Eds.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática: Libro de actas (pp. 54-62). Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-84-945722-3-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6874 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | operações aritméticas | pt_PT |
dc.subject | brincar | pt_PT |
dc.title | Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Madrid | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 62 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 54 | pt_PT |
oaire.citation.title | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática | pt_PT |
person.familyName | Pacheco Figueiredo | |
person.familyName | dos Santos Vasconcelos Gomes | |
person.givenName | Maria | |
person.givenName | Helena Margarida | |
person.identifier.ciencia-id | 8C11-3B00-7E06 | |
person.identifier.ciencia-id | 1615-CFD4-B746 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7517-891X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 | |
relation.isAuthorOfPublication | c18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- ComunicacionesLibroActas_CB1301-1400.pdf
- Size:
- 739.32 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format