Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na Educação Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ComunicacionesLibroActas_CB1301-1400.pdf739.32 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Na educação pré-escolar, ensinar concretiza-se na organização do ambiente educativo e em interações mais ou menos orientadas pelo/a educador/a. Nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar portuguesas, a organização do ambiente educativo surge como suporte da gestão curricular e o brincar é valorizado de forma transversal a todas as áreas de conteúdo. Em termos matemáticos, destaca-se o desafio de organizar o espaço, os materiais e as interações que promovam o envolvimento das crianças na resolução de problemas e as oportunidades que o brincar oferece para o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemáticos. Esta abordagem reconhece os saberes e experiências das crianças como base para a sua aprendizagem, nomeadamente no âmbito da Matemática. Apresentamos situações experienciadas e investigadas num contexto pré-escolar português, analisando as propostas do adulto e as resoluções de 20 crianças entre 3 e 6 anos. As situações foram desenhadas tendo em vista o trabalho com as operações aritméticas, procurando contribuir para o seu desenvolvimento.

Description

Keywords

educação pré-escolar operações aritméticas brincar

Citation

Dória, G., Figueiredo, M. P., & Gomes, H. (2017). Brincar e participar como processos de aprendizagem das operações aritméticas na educação Pré-Escolar. In Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Eds.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática: Libro de actas (pp. 54-62). Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas

CC License