Repository logo
 
Publication

A influência da música na inclusão de alunos com necessidades de saúde especiais: contributo de um estudo de caso de uma criança com Paralisia Cerebral no Brasil

dc.contributor.advisorXavier, Paula
dc.contributor.advisorAguiar, Cristina
dc.contributor.authorSouza, Erozane da Silva Azevedo de
dc.date.accessioned2023-01-23T11:14:42Z
dc.date.available2023-01-23T11:14:42Z
dc.date.issued2022-11-09
dc.description.abstractA revisão da literatura aponta para os potenciais contributos da música no desenvolvimento de crianças com Paralisia Cerebral. Foi desenvolvido um Estudo de Caso de sujeito único tendo como questão de investigação a seguinte: “Quais os benefícios da música no desenvolvimento de capacidades e processo de inclusão de uma criança com Paralisia Cerebral?” Foram entrevistados uma Professora, uma Terapeuta da Fala Ocupacional, um Fisioterapeuta, uma Fonoaudióloga e a avó de uma criança com 10 anos e 11 meses, com Paralisia Cerebral espástica. Os guiões de entrevista semiestruturada foram construídos para o estudo, com base na revisão da literatura e nos objetivos da investigação. Procedeu-se também a análise documental do processo clínico e escolar da criança. Em linha com a literatura revista, os resultados obtidos através de análise de conteúdo permitem concluir que, na perspetiva dos participantes, o recurso à música auxiliou no desenvolvimento social, cognitivo e motor da criança.pt_PT
dc.description.abstractThe literature review points to the potential contributions of music in the development of children with Cerebral Palsy. A single-subject Case Study was developed with the following research question: “What are the benefits of music in the development of capacities and the process of inclusion of a child with Cerebral Palsy?” A Teacher, an Occupational Speech Therapist, a Physiotherapist, a Speech Therapist and the grandmother of a child aged 10 years and 11 months with spastic Cerebral Palsy were interviewed. Semi-structured interview guides were constructed for the study, based on the literature review and the research’ objectives. A documental analysis of the child's clinical and school process was also carried out. In line with the reviewed literature, the results obtained through content analysis allow us to conclude that, from the perspective of the participants, the use of music helped in the social, cognitive, and motor development of the child.pt_PT
dc.identifier.tid203185412pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7573
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectParalisia Cerebralpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectCerebral Palsypt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titleA influência da música na inclusão de alunos com necessidades de saúde especiais: contributo de um estudo de caso de uma criança com Paralisia Cerebral no Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
143-Trabalho de projeto-2096-1-11-20221215.pdf
Size:
890.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: