Repository logo
 
Publication

O contributo da Ginástica na formaçao infantil

dc.contributor.authorAlmeida, Marisa
dc.contributor.authorVieira, Carla
dc.contributor.authorMendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre
dc.contributor.authorAzevedo, António Manuel Tavares
dc.date.accessioned2024-09-09T13:10:27Z
dc.date.available2024-09-09T13:10:27Z
dc.date.issued2022-11-24
dc.date.updated2024-03-07T16:07:17Z
dc.description.abstractDa complexificação dos movimentos corporais surgem as habilidades básicas que de forma reiterada estão patentes nas crianças e se manifestam em diferentes contextos (Costa, 2016). Nos períodos de recreio ou em contexto curricular, caminhar, correr, saltar, puxar, empurrar, equilibrar, rolar, pendurar, balançar e girar constituem a base da Ginástica, na sua vertente “Artística”. Estes movimentos, de grande simplicidade, que as crianças executam no seu quotidiano, quando realizados de forma sequenciada, planeada e orientada, reforçam os benefícios que a prática gímnica possui no seu desenvolvimento motor (Nascimento et al., 2022). A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física do 1.º CEB (Murbach et al., 2021). As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração. Objetivos: O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades. Métodos: O grupo de estudo foi constituído por 36 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos, 18 dos quais praticantes de Ginástica e afetos a um clube desportivo da cidade de Viseu, com uma prática semanal mínima de 2 sessões de treino, perfazendo 4 horas de treino. Os restantes, não praticantes da modalidade, pertencem a um agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 (2005) e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS. Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual. Conclusões: A Ginástica assiste o desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios, dos quais conferem exemplo os supracitados. A sua prática colabora com o processo de aquisição de habilidades motoras, contribuindo igualmente no desenvolvimento de capacidades condicionais e coordenativas, entre as quais se destacam a força, velocidade e equilíbrio dinâmico. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da EF, permitem a integração social das crianças, tornando-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3077411
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8507
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_PT
dc.subjectFormação desportivapt_PT
dc.subjectGinásticapt_PT
dc.titleO contributo da Ginástica na formaçao infantilpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.titleCongresso Olhares Sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education – Livro de Resumospt_PT
person.familyNameMendes Ribeiro Eira
person.familyNameAzevedo
person.givenNamePaulo Alexandre
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-idD71A-123E-8BD7
person.identifier.ciencia-idDC12-1AB1-F06D
person.identifier.orcid0000-0003-1370-0236
person.identifier.orcid0000-0002-6325-0475
rcaap.cv.cienciaidDC12-1AB1-F06D | António Azevedo
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication521bf95b-a8d0-4845-9d93-96913019e5d0
relation.isAuthorOfPublicationa2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Livro_resumos_Olhares10_2022.pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: