Publication
O contributo da Ginástica na formaçao infantil
dc.contributor.author | Almeida, Marisa | |
dc.contributor.author | Vieira, Carla | |
dc.contributor.author | Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre | |
dc.contributor.author | Azevedo, António Manuel Tavares | |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T13:10:27Z | |
dc.date.available | 2024-09-09T13:10:27Z | |
dc.date.issued | 2022-11-24 | |
dc.date.updated | 2024-03-07T16:07:17Z | |
dc.description.abstract | Da complexificação dos movimentos corporais surgem as habilidades básicas que de forma reiterada estão patentes nas crianças e se manifestam em diferentes contextos (Costa, 2016). Nos períodos de recreio ou em contexto curricular, caminhar, correr, saltar, puxar, empurrar, equilibrar, rolar, pendurar, balançar e girar constituem a base da Ginástica, na sua vertente “Artística”. Estes movimentos, de grande simplicidade, que as crianças executam no seu quotidiano, quando realizados de forma sequenciada, planeada e orientada, reforçam os benefícios que a prática gímnica possui no seu desenvolvimento motor (Nascimento et al., 2022). A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física do 1.º CEB (Murbach et al., 2021). As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração. Objetivos: O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades. Métodos: O grupo de estudo foi constituído por 36 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos, 18 dos quais praticantes de Ginástica e afetos a um clube desportivo da cidade de Viseu, com uma prática semanal mínima de 2 sessões de treino, perfazendo 4 horas de treino. Os restantes, não praticantes da modalidade, pertencem a um agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 (2005) e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS. Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual. Conclusões: A Ginástica assiste o desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios, dos quais conferem exemplo os supracitados. A sua prática colabora com o processo de aquisição de habilidades motoras, contribuindo igualmente no desenvolvimento de capacidades condicionais e coordenativas, entre as quais se destacam a força, velocidade e equilíbrio dinâmico. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da EF, permitem a integração social das crianças, tornando-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-3077411 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8507 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_PT |
dc.subject | Formação desportiva | pt_PT |
dc.subject | Ginástica | pt_PT |
dc.title | O contributo da Ginástica na formaçao infantil | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.title | Congresso Olhares Sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education – Livro de Resumos | pt_PT |
person.familyName | Mendes Ribeiro Eira | |
person.familyName | Azevedo | |
person.givenName | Paulo Alexandre | |
person.givenName | António | |
person.identifier.ciencia-id | D71A-123E-8BD7 | |
person.identifier.ciencia-id | DC12-1AB1-F06D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1370-0236 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6325-0475 | |
rcaap.cv.cienciaid | DC12-1AB1-F06D | António Azevedo | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 521bf95b-a8d0-4845-9d93-96913019e5d0 | |
relation.isAuthorOfPublication | a2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a2c58375-43e6-4694-9b76-4c421a1cee53 |