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Abstract(s)
Os Números e as operações constituem um tema matemático que desde há muito tempo
se tornou presente na matemática escolar. Essa forte presença reflecte-se no peso significativo que o tema tem no corpo de conhecimentos e experiências matemáticas dos alunos, bem como na sua visão da disciplina. A este propósito, Segurado e Ponte (1998) sublinham que os alunos associam a Matemática aos números, emergindo por vezes, deste facto, uma concepção redutora da disciplina como mero cálculo. Para esta análise é importante considerar três níveis de currículo: (i) Enunciado ou prescrito — o ponto de vista das autoridades educativas; (ii) Implementado ou ensinado — o ponto de vista do professor; (iii) Adquirido ou aprendido — o ponto de vista do aluno (Ponte, Matos & Abrantes, 1998). Para a nossa reflexão, interessam-nos sobretudo os dois primeiros, ou seja, debater a investigação que incide sobre os documentos curriculares oficiais e sobre a forma como o professor desenvolve esse currículo tendo em vista o ensino dos Números.
Description
Keywords
Números Desenvolvimento Curricular Tecnologia
Pedagogical Context
Citation
Menezes, L. e Carreira, S. (2009). Números: desenvolvimento curricular e tecnologia. In C. Costa, E. Mamede, F. Guimarães. Números e Geometria (Edição CD-ROM). Vila Real: SPCE.
Publisher
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
