Repository logo
 
Publication

Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal

dc.contributor.authorCosta, Ana Maria
dc.contributor.authorCosta, Cristina Amaro Da
dc.contributor.authorCoutinho, Emília
dc.contributor.authorOliveira, Isabel
dc.contributor.authorPereira, José
dc.contributor.authorLopez Garcia, Patricia
dc.contributor.authorGillain, Romain
dc.contributor.authorAmante, Susana
dc.contributor.authorFidalgo, Susana
dc.contributor.authorRelvas, Susana
dc.contributor.authorDelplancq, Véronique
dc.date.accessioned2021-12-02T10:24:29Z
dc.date.available2021-12-02T10:24:29Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.description.abstractEm 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, A.M. et al (2021). Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. In Silva, B., Almeida, L., Barca, A., Peralbo, M., Alves, R. (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. pp. 81-93.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-71-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6895
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdfpt_PT
dc.subjectco-construçãopt_PT
dc.subjectcompetências transversaispt_PT
dc.subjectinglês para fins específicospt_PT
dc.subjectmulti e interculturalidadept_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.titleCreation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage93pt_PT
oaire.citation.startPage81pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
person.familyNameCaixado Novo da Costa
person.familyNameAmaro da Costa
person.familyNameCoutinho
person.familyNameOliveira
person.familyNamePereira
person.familyNameMOTA ROBOREDO AMANTE
person.familyNameFidalgo
person.familyNameRocha Relvas
person.familyNameDelplancq
person.givenNameAna Maria
person.givenNameCristina Isabel
person.givenNameEmília
person.givenNameIsabel
person.givenNameJosé Manuel de Almeida
person.givenNameFÁTIMA SUSANA
person.givenNameSusana
person.givenNameSusana
person.givenNameVéronique
person.identifier.ciencia-idCB16-D78B-77CA
person.identifier.ciencia-id4B16-176A-223A
person.identifier.ciencia-id7913-CE3A-277F
person.identifier.ciencia-id421D-B3A6-AA92
person.identifier.ciencia-id3315-1423-5042
person.identifier.ciencia-idBB15-6E58-7216
person.identifier.ciencia-id1E11-7BE5-6AE9
person.identifier.ciencia-id4318-667C-9FCD
person.identifier.orcid0000-0003-2527-9979
person.identifier.orcid0000-0001-8625-2206
person.identifier.orcid0000-0002-9506-4626
person.identifier.orcid0000-0002-0068-0806
person.identifier.orcid0000-0003-2121-2240
person.identifier.orcid0000-0002-1300-0785
person.identifier.orcid0000-0002-7323-2158
person.identifier.orcid0000-0002-5526-8325
person.identifier.ridN-5820-2014
person.identifier.scopus-author-id57192319431
person.identifier.scopus-author-id55179246100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationab2250b6-de76-4892-8152-6d46b6686dfb
relation.isAuthorOfPublicationd58c2d3b-f869-429d-9152-89f5b03bd781
relation.isAuthorOfPublication87353ab1-b0e6-4243-bb44-95e55387538b
relation.isAuthorOfPublication595085fa-e540-44ab-8d4a-230e6a2d0125
relation.isAuthorOfPublication84df19c6-b0ac-482f-8d09-be9311cbc1d3
relation.isAuthorOfPublication737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc
relation.isAuthorOfPublicationbe21d6f7-6a58-4cc1-9c13-7ca03204c0ac
relation.isAuthorOfPublicationceddacc8-f3b2-44ef-a2c8-9468426a9558
relation.isAuthorOfPublication1edf9dc2-cb87-41f8-ab9f-949fa8f33ee6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryab2250b6-de76-4892-8152-6d46b6686dfb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf
Size:
125.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format