Publication
Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superior
dc.contributor.author | Marques Dos Santos, Paula | |
dc.contributor.author | Antunes, Sandra Maria Gouveia | |
dc.contributor.author | Coutinho, Emília | |
dc.contributor.author | Guedes, Anabela | |
dc.contributor.author | Romano, Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2021-06-01T10:40:47Z | |
dc.date.available | 2021-06-01T10:40:47Z | |
dc.date.issued | 2021-05 | |
dc.description.abstract | Falar de ensino superior exige compreender todos os desafios que qualquer instituição deste nível de ensino enfrenta atualmente para garantir uma oferta formativa de qualidade, a par de um ambiente inclusivo, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que aí ingressam. Tal diversidade torna-se exponencial, no contexto português, dada a multiplicidade de programas de mobilidade internacional de estudantes a que todas as Instituições de Ensino Superior (IES) têm de responder, num mundo globalizado, multicultural e digitalmente interconectado. Perante todos estes desafios, as IES procuram criar mecanismos que consolidem as boas práticas de inclusão e de interculturalidade, como uma condição favorável à aprendizagem neste nível de ensino colocando-as numa posição privilegiada para ajudar os estudantes a alcançar uma compreensão da condição humana e colocar as suas competências ao serviço da humanidade (Clark, 2018). O estudo que agora apresentamos segue uma metodologia humanístico-interpretativa, fundamentando-se na revisão da literatura, descritiva e reflexiva através da qual, além do suporte teórico acerca da multiculturalidade e da inclusão no ensino superior, pretende analisar uma das boas práticas existentes na IES para promover a inclusão de todos os estudantes – o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). A análise da literatura acerca dos conceitos chave referidos, permitir-nos-á evidenciar, na discussão reflexiva, a importância de boas práticas que consigam acolher e integrar os estudantes internacionais na vivência institucional e académica, através de uma análise descritiva do trabalho desenvolvido pelo CLAIM. O presente estudo, centrado no problema da inclusão dos estudantes internacionais nas IES, procura responder à questão: Qual o papel do CLAIM na promoção da inclusão de estudantes internacionais na IES, face aos desafios da multiculturalidade?”. De acordo com os dados obtidos, verificamos que a existência do CLAI é uma mais-valia para a integração dos estudantes internacionais, por conseguir despoletar um conjunto de respostas e um apoio real e permanente às necessidades desses estudantes quando chegam à IES e a um país diferente do seu, promovendo mecanismos para a sua inclusão na academia. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, P. M.; Antunes, S.; Coutinho, E.; Guedes, A.; Romano, C. – “Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superior”. IV Congresso Ibero-Americano de Intervenção Social. Livro de Atas. 2021. Porto: Lema d’Origem, 297-312. ISBN: 978-989-8890-83-2 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8890-83-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6755 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Lema d'Origem | pt_PT |
dc.subject | Multiculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | CLAIM | pt_PT |
dc.title | Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superior | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 312 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 297 | pt_PT |
oaire.citation.title | IV CIAIS | pt_PT |
person.familyName | Marques dos Santos | |
person.familyName | Gouveia Antunes | |
person.familyName | Coutinho | |
person.familyName | Guedes | |
person.givenName | Paula Alexandra | |
person.givenName | Sandra Maria | |
person.givenName | Emília | |
person.givenName | Anabela | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?user=v7PuZ7cAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | B613-42B0-7507 | |
person.identifier.ciencia-id | 2014-72DD-3AE7 | |
person.identifier.ciencia-id | 7913-CE3A-277F | |
person.identifier.ciencia-id | 811A-A5A5-3E90 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1350-4203 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4626-1543 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9506-4626 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1223-8908 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2d439b62-a7bc-4d86-85fb-a06e4d3e5912 | |
relation.isAuthorOfPublication | 237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b | |
relation.isAuthorOfPublication | 87353ab1-b0e6-4243-bb44-95e55387538b | |
relation.isAuthorOfPublication | 847c1fb1-23a5-446a-a69c-6ecc0c7ed634 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2d439b62-a7bc-4d86-85fb-a06e4d3e5912 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- artigo ciais 2021.pdf
- Size:
- 17.95 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format