Repository logo
 
Publication

Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superior

dc.contributor.authorMarques Dos Santos, Paula
dc.contributor.authorAntunes, Sandra Maria Gouveia
dc.contributor.authorCoutinho, Emília
dc.contributor.authorGuedes, Anabela
dc.contributor.authorRomano, Cláudia
dc.date.accessioned2021-06-01T10:40:47Z
dc.date.available2021-06-01T10:40:47Z
dc.date.issued2021-05
dc.description.abstractFalar de ensino superior exige compreender todos os desafios que qualquer instituição deste nível de ensino enfrenta atualmente para garantir uma oferta formativa de qualidade, a par de um ambiente inclusivo, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que aí ingressam. Tal diversidade torna-se exponencial, no contexto português, dada a multiplicidade de programas de mobilidade internacional de estudantes a que todas as Instituições de Ensino Superior (IES) têm de responder, num mundo globalizado, multicultural e digitalmente interconectado. Perante todos estes desafios, as IES procuram criar mecanismos que consolidem as boas práticas de inclusão e de interculturalidade, como uma condição favorável à aprendizagem neste nível de ensino colocando-as numa posição privilegiada para ajudar os estudantes a alcançar uma compreensão da condição humana e colocar as suas competências ao serviço da humanidade (Clark, 2018). O estudo que agora apresentamos segue uma metodologia humanístico-interpretativa, fundamentando-se na revisão da literatura, descritiva e reflexiva através da qual, além do suporte teórico acerca da multiculturalidade e da inclusão no ensino superior, pretende analisar uma das boas práticas existentes na IES para promover a inclusão de todos os estudantes – o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). A análise da literatura acerca dos conceitos chave referidos, permitir-nos-á evidenciar, na discussão reflexiva, a importância de boas práticas que consigam acolher e integrar os estudantes internacionais na vivência institucional e académica, através de uma análise descritiva do trabalho desenvolvido pelo CLAIM. O presente estudo, centrado no problema da inclusão dos estudantes internacionais nas IES, procura responder à questão: Qual o papel do CLAIM na promoção da inclusão de estudantes internacionais na IES, face aos desafios da multiculturalidade?”. De acordo com os dados obtidos, verificamos que a existência do CLAI é uma mais-valia para a integração dos estudantes internacionais, por conseguir despoletar um conjunto de respostas e um apoio real e permanente às necessidades desses estudantes quando chegam à IES e a um país diferente do seu, promovendo mecanismos para a sua inclusão na academia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, P. M.; Antunes, S.; Coutinho, E.; Guedes, A.; Romano, C. – “Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superior”. IV Congresso Ibero-Americano de Intervenção Social. Livro de Atas. 2021. Porto: Lema d’Origem, 297-312. ISBN: 978-989-8890-83-2pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8890-83-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6755
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLema d'Origempt_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCLAIMpt_PT
dc.titleMulticulturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage312pt_PT
oaire.citation.startPage297pt_PT
oaire.citation.titleIV CIAISpt_PT
person.familyNameMarques dos Santos
person.familyNameGouveia Antunes
person.familyNameCoutinho
person.familyNameGuedes
person.givenNamePaula Alexandra
person.givenNameSandra Maria
person.givenNameEmília
person.givenNameAnabela
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=v7PuZ7cAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-idB613-42B0-7507
person.identifier.ciencia-id2014-72DD-3AE7
person.identifier.ciencia-id7913-CE3A-277F
person.identifier.ciencia-id811A-A5A5-3E90
person.identifier.orcid0000-0002-1350-4203
person.identifier.orcid0000-0002-4626-1543
person.identifier.orcid0000-0002-9506-4626
person.identifier.orcid0000-0003-1223-8908
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2d439b62-a7bc-4d86-85fb-a06e4d3e5912
relation.isAuthorOfPublication237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b
relation.isAuthorOfPublication87353ab1-b0e6-4243-bb44-95e55387538b
relation.isAuthorOfPublication847c1fb1-23a5-446a-a69c-6ecc0c7ed634
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2d439b62-a7bc-4d86-85fb-a06e4d3e5912

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
artigo ciais 2021.pdf
Size:
17.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format