Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
artigo ciais 2021.pdf17.95 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Falar de ensino superior exige compreender todos os desafios que qualquer instituição deste nível de ensino enfrenta atualmente para garantir uma oferta formativa de qualidade, a par de um ambiente inclusivo, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que aí ingressam. Tal diversidade torna-se exponencial, no contexto português, dada a multiplicidade de programas de mobilidade internacional de estudantes a que todas as Instituições de Ensino Superior (IES) têm de responder, num mundo globalizado, multicultural e digitalmente interconectado. Perante todos estes desafios, as IES procuram criar mecanismos que consolidem as boas práticas de inclusão e de interculturalidade, como uma condição favorável à aprendizagem neste nível de ensino colocando-as numa posição privilegiada para ajudar os estudantes a alcançar uma compreensão da condição humana e colocar as suas competências ao serviço da humanidade (Clark, 2018). O estudo que agora apresentamos segue uma metodologia humanístico-interpretativa, fundamentando-se na revisão da literatura, descritiva e reflexiva através da qual, além do suporte teórico acerca da multiculturalidade e da inclusão no ensino superior, pretende analisar uma das boas práticas existentes na IES para promover a inclusão de todos os estudantes – o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). A análise da literatura acerca dos conceitos chave referidos, permitir-nos-á evidenciar, na discussão reflexiva, a importância de boas práticas que consigam acolher e integrar os estudantes internacionais na vivência institucional e académica, através de uma análise descritiva do trabalho desenvolvido pelo CLAIM. O presente estudo, centrado no problema da inclusão dos estudantes internacionais nas IES, procura responder à questão: Qual o papel do CLAIM na promoção da inclusão de estudantes internacionais na IES, face aos desafios da multiculturalidade?”. De acordo com os dados obtidos, verificamos que a existência do CLAI é uma mais-valia para a integração dos estudantes internacionais, por conseguir despoletar um conjunto de respostas e um apoio real e permanente às necessidades desses estudantes quando chegam à IES e a um país diferente do seu, promovendo mecanismos para a sua inclusão na academia.

Description

Keywords

Multiculturalidade Inclusão Ensino superior CLAIM

Citation

Santos, P. M.; Antunes, S.; Coutinho, E.; Guedes, A.; Romano, C. – “Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superior”. IV Congresso Ibero-Americano de Intervenção Social. Livro de Atas. 2021. Porto: Lema d’Origem, 297-312. ISBN: 978-989-8890-83-2

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Lema d'Origem

CC License