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Abstract(s)
Falar de ensino superior exige compreender todos os desafios que qualquer instituição deste nível de ensino enfrenta atualmente para garantir uma oferta formativa de qualidade, a par de um ambiente inclusivo, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que aí ingressam. Tal diversidade torna-se exponencial, no contexto português, dada a multiplicidade de programas de mobilidade internacional de estudantes a que todas as Instituições de Ensino Superior (IES) têm de responder, num mundo globalizado, multicultural e digitalmente interconectado.
Perante todos estes desafios, as IES procuram criar mecanismos que consolidem as boas práticas de inclusão e de interculturalidade, como uma condição favorável à aprendizagem neste nível de ensino colocando-as numa posição privilegiada para ajudar os estudantes a alcançar uma compreensão da condição humana e colocar as suas competências ao serviço da humanidade (Clark, 2018).
O estudo que agora apresentamos segue uma metodologia humanístico-interpretativa, fundamentando-se na revisão da literatura, descritiva e reflexiva através da qual, além do suporte teórico acerca da multiculturalidade e da inclusão no ensino superior, pretende analisar uma das boas práticas existentes na IES para promover a inclusão de todos os estudantes – o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).
A análise da literatura acerca dos conceitos chave referidos, permitir-nos-á evidenciar, na discussão reflexiva, a importância de boas práticas que consigam acolher e integrar os estudantes internacionais na vivência institucional e académica, através de uma análise descritiva do trabalho desenvolvido pelo CLAIM.
O presente estudo, centrado no problema da inclusão dos estudantes internacionais nas IES, procura responder à questão: Qual o papel do CLAIM na promoção da inclusão de estudantes internacionais na IES, face aos desafios da multiculturalidade?”.
De acordo com os dados obtidos, verificamos que a existência do CLAI é uma mais-valia para a integração dos estudantes internacionais, por conseguir despoletar um conjunto de respostas e um apoio real e permanente às necessidades desses estudantes quando chegam à IES e a um país diferente do seu, promovendo mecanismos para a sua inclusão na academia.
Description
Keywords
Multiculturalidade Inclusão Ensino superior CLAIM
Citation
Santos, P. M.; Antunes, S.; Coutinho, E.; Guedes, A.; Romano, C. – “Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superior”. IV Congresso Ibero-Americano de Intervenção Social. Livro de Atas. 2021. Porto: Lema d’Origem, 297-312. ISBN: 978-989-8890-83-2
Publisher
Lema d'Origem