Browsing by Issue Date, starting with "2021-05"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Brands Should Be Distinct! The Contribution of Ad s Narrative and Joy to DistinctivenessPublication . Santos, Sara; Espírito Santo, Pedro; Ferreira, SóniaWith the COVID-19 pandemic consumer needs are changing and marketing communications must be effective in order to be recognized in the consumerʼs mind. Trends in the production of content with images and videos that allow consumers to immerse themselves in the content are contents that are more successful in the future. The production of video ads that use storytelling play an important role in the interpretation of the message where counter arguments can decrease through narrative transportation. Thus, consumers In this sense, we conducted a cross-sectional research that aimed to test a model using equations that was analyzed through AMOS software. The analyzed model with a sample of 326 participants shows that a structure of the narrative, joy and a narrative transportation expresses a positive influence in the distinction of the brand. As a result of this study, we present the theoretical and possible contributions for managers in the area of strategic marketing.
- Multiculturalidade no ensino superior: O desafio da inclusão de estudantes estrangeiros numa instituição de ensino superiorPublication . Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia; Coutinho, Emília; Guedes, Anabela; Romano, CláudiaFalar de ensino superior exige compreender todos os desafios que qualquer instituição deste nível de ensino enfrenta atualmente para garantir uma oferta formativa de qualidade, a par de um ambiente inclusivo, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que aí ingressam. Tal diversidade torna-se exponencial, no contexto português, dada a multiplicidade de programas de mobilidade internacional de estudantes a que todas as Instituições de Ensino Superior (IES) têm de responder, num mundo globalizado, multicultural e digitalmente interconectado. Perante todos estes desafios, as IES procuram criar mecanismos que consolidem as boas práticas de inclusão e de interculturalidade, como uma condição favorável à aprendizagem neste nível de ensino colocando-as numa posição privilegiada para ajudar os estudantes a alcançar uma compreensão da condição humana e colocar as suas competências ao serviço da humanidade (Clark, 2018). O estudo que agora apresentamos segue uma metodologia humanístico-interpretativa, fundamentando-se na revisão da literatura, descritiva e reflexiva através da qual, além do suporte teórico acerca da multiculturalidade e da inclusão no ensino superior, pretende analisar uma das boas práticas existentes na IES para promover a inclusão de todos os estudantes – o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). A análise da literatura acerca dos conceitos chave referidos, permitir-nos-á evidenciar, na discussão reflexiva, a importância de boas práticas que consigam acolher e integrar os estudantes internacionais na vivência institucional e académica, através de uma análise descritiva do trabalho desenvolvido pelo CLAIM. O presente estudo, centrado no problema da inclusão dos estudantes internacionais nas IES, procura responder à questão: Qual o papel do CLAIM na promoção da inclusão de estudantes internacionais na IES, face aos desafios da multiculturalidade?”. De acordo com os dados obtidos, verificamos que a existência do CLAI é uma mais-valia para a integração dos estudantes internacionais, por conseguir despoletar um conjunto de respostas e um apoio real e permanente às necessidades desses estudantes quando chegam à IES e a um país diferente do seu, promovendo mecanismos para a sua inclusão na academia.
- Contributos para a história da medicina em Portugal: Luís de Pina e as representações de higiene socialPublication . Barroso, PauloNa História da Medicina em Portugal durante a primeira metade do século XX, as práticas médicas de higiene social resultaram do estudo da personalidade. Estabeleceram-se tendências constitucionais dos delinquentes com base na ciência que, por diferentes métodos, serviu para explicar a génese do crime. No entanto, o recurso à ciência traz um problema: o estudo da personalidade criminal não é tão simples e constante nem inspira tão confiantes certezas nos resultados. Apesar deste carácter incerto, deposita-se alguma credibilidade nas psicoscopias (espécie de auscultação do campo psíquico) e psicometrias (medição dos fenómenos psíquicos) dos delinquentes, com o objectivo de estabelecer prognósticos de conduta. Independentemente do emprego dos mais categorizados e idóneos testes ou provas na identificação e classificação social dos delinquentes, essas possibilidades são, por vezes, modestas e limitadas, porque ocorrem deficiências e insucessos de prognóstico / diagnóstico. O caso paradigmático de estudo é o médico Luís de Pina (1901-1972), que chamou a atenção para o facto de, na Medicina, Antropologia Social e Criminal, Psicologia, Direito, Biologia Criminal ou Criminologia, os delinquentes serem objecto de preocupações periciais e científicas, enquanto a ciência servia interesses higienistas na organização social.
- Antero de Quental e a defesa do idealismo naturalistaPublication . Barroso, PauloEste artigo problematiza as relações entre a filosofia e a ciência. O ponto de partida é a tese do idealismo naturalista de Antero de Quental. Esta tese é edificada na base das críticas à filosofia da natureza positiva. Trata-se de uma questão dominante na obra A filosofia da natureza dos naturalistas, onde Antero de Quental propõe um idealismo dentro do naturalismo, enquanto superação sintética e sistemática da antinomia radical materialismo versus idealismo. Neste artigo interrogam-se a) as teses monistas e as diversas expressões do naturalismo (positivismo, materialismo, cientismo, etc.) e b) a perspectiva unificadora evolucionista, metafísica e positiva de Antero de Quental como forma de superar a antinomia materialismo versus idealismo. Demonstra-se a complexidade do tratamento filosófico desta questão e a importância, para a ciência, de uma demarcação sobre a especulação metafísica, numa época fértil para o positivismo de Auguste Comte e de Littré, o evolucionismo de Herbert Spencer, o monismo naturalista de Ernst Haeckel e o cientismo materialista.
- A Rentabilidade e os Incentivos Fiscais, Financeiros e Governamentais. O caso das PME em PortugalPublication . Picas, Sara Maria da Silva Carreiras; Reis, Pedro Manuel Nogueira; Pinto, António Pedro SoaresA avaliação do desempenho organizacional constitui um aspeto fundamental para compreender os resultados das empresas, existindo inúmeras medidas para o avaliar. O ponto de partida para a tomada de decisões é a gestão financeira, uma vez que esta deve garantir a maximização da rentabilidade das empresas, sem colocar em risco a sua continuidade. A presente dissertação tem como objetivo avaliar de que forma os incentivos fiscais, financeiros e os apoios governamentais condicionaram a rentabilidade das PME portuguesas entre 2010 e 2019. O estudo baseia-se num trabalho de carácter quantitativo com recurso a dados em painel e a diferentes fontes de informação. Consideramos ainda que a insuficiência de estudos no contexto português constituiu um impulso determinante na realização desta dissertação. Para este estudo utilizam-se os dados em painel (ou configuração longitudinal), com recurso a diferentes fontes de informação, como por exemplo o Orçamento de Estado, o IAPMEI, o Banco de Portugal, o portal das Finanças e a PORDATA. O tratamento de dados foi efetuado com recurso à metodologia de painéis estáticos com efeitos fixos. As análises foram efetuadas com o STATA 16. Os resultados obtidos revelam, de um modo geral, que os incentivos fiscais influenciam a rentabilidade das PME, no entanto, os incentivos governamentais, não têm qualquer impacto. Em relação aos incentivos financeiros os resultados sugerem impactos distintos. Por um lado, os incentivos do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) determinam positivamente a rentabilidade operacional do ativo e negativamente a rentabilidade do capital próprio. Por outro lado, os incentivos do Portugal 2020 apresentam nos primeiros anos de vida um fraco impacto, efeito que tende a melhorar nos anos seguintes. Porém o incentivo à I&DT não tem relevância estatística na rentabilidade. As elevadas cargas fiscais e financeiras que incidem sobre as PME têm consequências na situação financeira, na competitividade, na rentabilidade e no desenvolvimento das empresas. Assim, o estudo analisa diferentes incentivos disponibilizados pelo governo português que permitem suavizar essa carga e melhorar a rentabilidade empresarial. Este trabalho pretende dar um contributo para que os investidores, gestores e acionistas na tomada de decisão, tenham presente os impactos que os diferentes incentivos (financeiros e fiscais) e os apoios governamentais exercem na rentabilidade das PME. Como investigação futura sugere-se a incorporação na análise de outros indicadores e/ou variáveis e se alargue o âmbito geográfico do estudo.
- O impacto das Finanças Comportamentais no Mercado dos jogos de sorte ou azarPublication . Pereira, Patrícia Alexandra Cristóvão; Reis, Pedro Manuel Nogueira; Pinto, António Pedro SoaresA palavra jogo pode adquirir diferentes significados, estando associados neste estudo aos jogos de sorte ou azar. Estes caracterizam-se por darem origem a ganhos ou perdas, às quais se encontram associadas diferentes probabilidades de sorte ou azar. Para melhor identificar as motivações do jogo, pretende-se com recurso às finanças comportamentais, identificar os fatores que condicionam as decisões tomadas pelos jogadores. A escolha do tema vem ao encontro de um interesse pessoal, bem como da vontade de aprofundar conhecimentos numa área que me fascina. Os estudos recentes sobre finanças comportamentais revelaram que, a irracionalidade com origem nas emoções, à semelhança do que ocorre com os profissionais do mercado financeiro, também, está presente nas decisões dos gestores e dos jogadores. Neste sentido, pretende-se, identificar os principais perfis dos jogadores e, as suas principais características. Um jogador propenso ao risco comporta-se como um especulador, na medida em que, aceita correr riscos com o objetivo de melhorar rendimentos; se avesso ao risco, procura segurança e estabilidade, apostando em resultados certos; se neutro ao risco, procura melhores rendimentos, mas em segurança. Para identificar os diferentes perfis de risco dos jogadores, recorreu-se a um questionário anónimo, com o objetivo de avaliar a prevalência da participação individual em diferentes tipologias de jogos de sorte e azar, inventariar os fatores sociodemográficos associados ao jogo, bem como, as atitudes dos jogadores, com o propósito de aferir o nível de risco a que ficam expostos. Na sua elaboração esteve presente o manual DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder) com o propósito de avaliar as motivações psicologias subjacentes ao ato de apostar e o indicador de avaliação de risco PGSI (The Canadian Problem Gambling Severity Index) centrado mais nos danos e nas consequências associados ao jogo. Foi igualmente possível comparar os dois critérios (DSM-IV e PGSI), concluindo-se que, quando se recorre aos critérios separadamente, existe uma maior predominância de os indivíduos apresentarem uma maior propensão ao risco pelo critério DSM-IV do que pelo critério PGSI, no entanto, quando se estabelece uma igualdade entre os dois critérios observa-se que o critério PGSI ganha maior relevância na tomada de decisão individual. Os dados obtidos foram analisados com recurso à estatística descritiva, à análise fatorial e à regressão múltipla, sugerem que os indivíduos do sexo feminino são mais propensos ao risco do que os indivíduos do sexo masculino. Os resultados revelam ainda que, a idade, o nível salarial e a natureza da atividade profissional, não são indutores do nível de risco. Em suma, verifica-se que na região norte e centro prevalecem variáveis indutoras do risco, nomeadamente, o género, o nível de qualificação e a natureza da atividade desenvolvida pelos indivíduos. Por outro lado, na região sul não foi possível identificar qualquer indutor de risco. O estudo realça a importância das finanças comportamentais, como corpo teórico, capaz de flexibilizar o conceito de racionalidade completa, ao contemplar a forma como os indivíduos se comportam, avaliando o impacto das suas decisões.
- High-Tech Defense Industries: Developing Autonomous Intelligent SystemsPublication . Reis, João; Cohen, Yuval; Melão, Nuno; Costa, Joana; Jorge, DianaAfter the Cold War, the defense industries found themselves at a crossroads. However, it seems that they are gaining new momentum, as new technologies such as robotics and artificial intelligence are enabling the development of autonomous, highly innovative and disruptive intelligent systems. Despite this new impetus, there are still doubts about where to invest limited financial resources to boost high-tech defense industries. In order to shed some light on the topic, we decided to conduct a systematic literature review by using the PRISMA protocol and content analysis. The results indicate that autonomous intelligent systems are being developed by the defense industry and categorized into three different modes—fully autonomous operations, partially autonomous operations, and smart autonomous decision-making. In addition, it is also important to note that, at a strategic level of war, there is limited room for automation given the need for human intervention. However, at the tactical level of war, there is a high probability of growth in industrial defense, since, at this level, structured decisions and complex analytical-cognitive tasks are carried out. In the light of carrying out those decisions and tasks, robotics and artificial intelligence can make a contribution far superior to that of human beings.
- Humor na formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciaisPublication . Menezes, Luís; Menezes, Isildahis paper presents a study with three future mathematics teachers (FT) from the early years (preschool and elementary education), at the beginning of their training, with the aim of knowing: if they feel they have a sense of humour and if they appreciate it in others; if they had mathematics teachers who used humour; if they consider mathematics teaching compatible with the use of humour; how they appreciate mathematical tasks based on graphic humour. The analysis of the data collected through a questionnaire with open-ended questions and resolutions to a task leads us to the following conclusion: The FT feel that they have a sense of humour and appreciate it in others. Although there were no teachers who used humour to teach mathematics, they feel that it can be a valuable tool for teaching the subject as it creates a good class atmosphere, draws students' attention to mathematical concepts, and facilitates communication among students. The proposed task based on graphic humour was welcomed by the FT, considering that it has didactic potential.
- Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turísticaPublication . Ferreira, Telmo Manuel Paiva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo da realização de um estudo da procura turística é a explicação do comportamento dos consumidores de bens e serviços, identificando motivações e preferências. O planeamento estratégico de um destino turístico deve estar sempre associado ao estudo do comportamento da procura e do consumidor em particular. O estudo da procura turística assume um papel determinante para os destinos, com grande preponderância no processo de tomada de decisões na área de comunicação e marketing. Neste sentido, os destinos turísticos devem desenvolver modelos para estudar a procura turística e efetuar previsões fiáveis da mesma, para elaborarem planos de marketing que contribuam decisivamente para a criação de produtos de acordo com as necessidades dos mercados. Neste projeto de Mestrado realizou-se um estudo da procura turística no concelho de Castro Daire, com o objetivo de identificar as motivações e preferências dos visitantes e aferir qual a imagem de destino que estes detêm de Castro Daire. Numa primeira fase, efetuou-se uma abordagem teórica apoiada numa revisão de literatura, sobre as variáveis Imagem de destino e Motivação turística, realizando-se também uma caraterização social, económica e turística de Castro Daire e uma análise dos produtos turísticos diferenciadores e com potencial de desenvolvimento. O estudo da procura turística foi efetuado através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas aos agentes turísticos e aplicação de inquéritos online a visitantes e não visitantes deste destino turístico. Nas entrevistas, os agentes turísticos foram unânimes na atribuição de grande importância à realização do estudo da procura turística em Castro Daire. Através dos inquéritos registaram-se 829 respostas, 510 de pessoas que visitaram este destino e 319 de pessoas que nunca visitaram, sendo que os resultados do estudo permitiram identificar algumas caraterísticas sociodemográficas, motivações e preferências, medindo também a perceção da imagem de Castro Daire e o grau de satisfação em relação à visita. Dado que o estudo da procura turística é determinante para o planeamento, promoção e competitividade dos destinos, este projeto de Mestrado apresenta, também, algumas contribuições para o Turismo em Castro Daire na área da promoção turística, resultantes do estudo da procura efetuado.
- O perfil do turista e as suas motivações no território do Arouca GeoparkPublication . Chaves, Naír Balula; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo geral desta investigação é conhecer as motivações que estão ligadas à pratica do Geoturismo e o perfil dos visitantes/Geoturistas no Arouca Geopark. Para se atingir o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem mista, ou seja, a utilização dos métodos de investigação qualitativo e quantitativo. No qualitativo, foram efetuadas deis entrevistas exploratórias a stakeholders que atuam no território. Na abordagem quantitativa foi aplicado um inquérito online, tendo obtido um total de 840 respostas, das quais 607 pessoas já tinham visitado o Arouca Geopark. Com os resultados da investigação foi possível identificar as características sociodemográficas e de viagem do visitante ao Arouca Geopark. Também foi possível verificar as fontes de informação onde estes procuram detalhes sobre o território, sendo as mais evidenciadas neste estudo o "passa a palavra - família/amigos/colegas!, "site - Associação Geoparque Arouca", "site - Passadiços do Paiva" e "redes sociais". O estudo revela que as principais motivações para visitar o Arouca GeoparK são "Natureza e Aventura" e "Fuga à Rotina", existindo ainda outros fatores motivacionais, nomeadamente "Conhecimento", "Socializar", Desporto e Adrenalina" e "Sem Motivação". Ao nível das experiências foram identificados cinco fatores diferenciadores: "Qualidade Geral", "Educativa", "Evasiva", Relaxante" e "Interativa".Verificou-se que existem diferenças significativas entre as motivações e experiências de acordo com o género, idade, habilitações e rendimentos. A satisfação e a lealdade são também observadas neste estudo, permitindo avaliar a correlação da satisfação com as motivações e as experiências dos inquiriidos. Os resultados demonstram que os visitantes revelam uma elevada satisfação e lealdade com o Arouca Geopark. Este estudo possui grande relevância para os diversos agentes que atuam direta ou indiretamente no Arouca Geopark e outros Geoparques, uma vez que podem, assim, direcionar os seus produtos e serviços para quem os visita.
