Publication
Humor no ensino da Matemática: Ao ataque!
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Simões, Daniel | |
dc.contributor.author | Carvalho, Marta | |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T12:30:44Z | |
dc.date.available | 2018-03-28T12:30:44Z | |
dc.date.issued | 2017-07 | |
dc.description.abstract | A investigação tem procurado encontrar métodos de ensino eficazes que permitam a aprendizagem produtiva da Matemática, sabendo que esta disciplina suscita em muitos alunos reações adversas. Este problema didático tem originado respostas que passam pela valorização da resolução e discussão de problemas significativos para os alunos. Este ensino, designado de exploratório, depende de tarefas matemáticas ricas, com potencial para desenvolver o raciocínio e a comunicação matemáticos. As tarefas matemáticas baseadas em contextos humorísticos, como a banda desenhada, podem cumprir estas exigências, ou seja: (i) o humor pode favorecer a aprendizagem pois motiva os alunos, cria bom ambiente e contraria relações negativas com a disciplina; (ii) a discussão de tarefas matemáticas baseadas em situações humorísticas contribui para o desenvolvimento matemático dos alunos. Nesta comunicação, apresentamos dados da aplicação de uma racionais (5.º ano). Os resultados, que têm por base a análise de conteúdo das respostas escritas e diálogos dos alunos ao discutirem a tarefa, revelam que: os alunos aderem bem à tarefa e reconhecem o humor existente nela; a compreensão do humor exige competência matemática dos alunos; a tarefa tem condições para desenvolver o conhecimento matemático dos alunos. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | IPV/FCT | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Menezes, L., Simões, D., & Carvalho, M. (2017). Humor no ensino da Matemática: Ao ataque!. in Libro de Atas do VIII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática, Madrid, 316-324. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-84-945722-3-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4873 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIBEM | pt_PT |
dc.relation | HUMAT | pt_PT |
dc.subject | Humor no ensino | pt_PT |
dc.subject | tarefas matemáticas | pt_PT |
dc.subject | ensino exploratório da Matemática | pt_PT |
dc.title | Humor no ensino da Matemática: Ao ataque! | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Madrid | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 324 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 316 | pt_PT |
oaire.citation.title | Libro de Atas do VIII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática | pt_PT |
person.familyName | Menezes | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db |