Repository logo
 
Publication

Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas

dc.contributor.advisorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.advisorRego, Belmiro
dc.contributor.authorLopes, Susana Filipa Marques
dc.date.accessioned2022-01-24T14:26:22Z
dc.date.available2022-01-24T14:26:22Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem como objetivos analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais as vantagens de brincar no espaço exterior, conhecendo formas de tornar a utilização das tecnologias significativa nesse espaço. Como forma de analisar e refletir o trabalho que foi desenvolvido ao longo das intervenções recorremos aos materiais e instrumentos utilizados ao longo da prática, fundamentando com autores e referências o desenrolar do trabalho. Relativamente ao estudo em questão trata-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a participação de três educadoras de infância com diferentes anos de prática, cada uma delas com experiências e opiniões distintas. No relatório pretendeu-se em primeiro lugar demonstrar a importância de as crianças brincarem no exterior adquirindo aprendizagens essenciais à sua sobrevivência e desenvolvendo diversas competências (motoras, sociais, cognitivas, emocionais) que as fazem tornar-se independentes e autónomas. Em segundo lugar, considerando que as crianças agora estão tão familiarizadas com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e uma vez que podem oferecer-lhes novas perspetivas sobre as aprendizagens e brincadeiras no exterior, considero importante explorá-las, levando-as para o espaço exterior e tornando as crianças ativas com a sua utilização.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report aims to critically analyze the supervised teaching practice that was developed in the context of Preschool Education and Primary School and understand the advantages of playing in the outdoor space, knowing ways to make the use of technologies meaningful in this space. As a way to analyze and reflect on the work that was developed throughout the interventions, we used the materials and instruments used throughout the practice, using authors and references as a basis for the development of the work. Regarding the study in question, it is a qualitative research thatinvolved the participation of three kindergarten teachers with different years of practice,each with different experiences and opinions. The report aimed firstly to demonstrate theimportance of children playing outside acquiring essential learning for their survival anddeveloping various skills (motor, social, cognitive, emotional) that make them become independent and autonomous. Secondly, considering that children are now so familiar with information and communication technologies (ICT) and since they can offer them new perspectives on outdoor learning and play, I consider it important to explore them, taking them to the street and making children active with their use.pt_PT
dc.identifier.tid202896030pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7024
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectnaturezapt_PT
dc.subjectchildrenpt_PT
dc.subjectoutdoor spacept_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectnaturept_PT
dc.titleBrincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
95-Relatório final-942-1-11-20220121.pdf
Size:
842.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format