Repository logo
 
Publication

CoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadora

dc.contributor.authorPereira, Maria Salomé Dias Martins
dc.contributor.authorPinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.
dc.date.accessioned2014-05-27T12:26:48Z
dc.date.available2014-05-27T12:26:48Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractResumo Atualmente, ninguém pode deixar de reconhecer as profundas mudanças sociais operadas pela presença das TIC e da Internet que nos permitem comunicar em rede, proporcionando, através da Web 2.0, que sejamos coautores, em modo síncrono ou assíncrono, de conteúdos diversos. Estas experiências estão disseminadas e, na generalidade, todos têm acesso a elas. Neste contexto as comunidades de prática online ganham relevância enquanto espaços de promoção do conhecimento individual e coletivo. É neste cenário que surge esta investigação em que se criou e estudou a comunidade de prática (CoP) @rrobas de saber para professores e educadores de infância no agrupamento de escolas de Castro Daire. O trabalho seguiu a metodologia de estudo de caso, decorrendo a recolha de dados entre os dias 18 de fevereiro e 30 de junho de 2013, através das técnicas: grupo de enfoque (focus group); observação participante; registos eletrónicos e inquérito por questionário. Ao nível da análise de dados, exploraram-se abordagens quantitativas e qualitativas. Para a análise das interações recorreu-se a um modelo de análise de interações para CoP online. Os resultados mostraram que a @rrobas de saber não se constituiu uma efetiva CoP, situando-se num estádio prematuro. No entanto a este novo espaço virtual foi reconhecido valor como espaço promotor da partilha de saberes e experiências.por
dc.description.abstractAbstract Information and communication technologies (TIC) and the Internet have profoundly changed the social landscape. Through the Web 2.0 we are enabled to communicate online, as well as to be synchronous or asynchronous co-authors of a wide and increasing array of contents. Online communities become relevant spheres to promote individual and collective knowledge. The study and creation of a community of practice (CoP) entitled “@rrobas de saber” builds the cornerstone of this research and was developed for teachers and early childhood educators within the school grouping of Castro Daire. Research followed a specific case study methodology using: focus groups, observation of participants, electronic records, and surveys. Data collection occurred between February 18th and June 30th 2013. Both quantitative and qualitative approaches were used to study the collected data. For the understanding of behavioral and interactive data the online CoP interaction analysis model was employed. The results evidence that “@rrobas de saber” is not an effective CoP and that it is classified within a earlier stage. Nevertheless, “@rrobas de saber” was recognized as a valuable online platform to promote the sharing of knowledge and interaction.por
dc.identifier.tid201215608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2178
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectProfessores e Educadores de infânciapor
dc.subjectTecnologia da informação e da comunicação (TIC)por
dc.subjectComunidades de prática online (CoP)por
dc.titleCoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadorapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
@rrobas de saber_ VERSÃO DEFINITIVA.pdf
Size:
2.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
folha-rosto-esevD2.pdf
Size:
2.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: