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Marques dos Santos, Paula Alexandra

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  • VRI23: 1st IPViseu Research & Innovation Summit
    Publication . Costa, Daniela (Ed.); Araújo, Lia (Ed.); Melão, Nuno (Ed.); Correia, Paula (Ed.); Marques Dos Santos, Paula (Ed.); Almeida, Ricardo M.S.F. (Ed.)
    O Livro de Resumos é o resultado do VRI23 – 1st IPViseu Research & Innovation Summit, na sua primeira edição, organizado no âmbito da Pró-Presidência da Investigação e Inovação e do Conselho Interno da Investigação e Inovação (CI3), do Instituto Politécnico de Viseu. Este primeiro evento procurou divulgar a Investigação e Inovação desenvolvida nas Unidades Orgânicas do IPV, no âmbito dos mestrados, nos anos de 2020 e 2021, nas mais variadas áreas do conhecimento. Para além disto, pretendeu-se ainda proporcionar momentos de partilha na academia e entre a academia e os diversos setores da comunidade envolvente, desde as empresas às organizações sociais, passando pelas entidades da Administração Pública e pelas associações representativas das diversas atividades económicas. Com este ebook, pretendemos, por isso, reforçar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos, evidenciando a qualidade dessa produção científica e do seu potencial para contribuir para o desenvolvimento do território, quer ao nível da implementação de novas estratégias, quer ao nível da transferência do conhecimento científico das instituições de ensino superior para o mercado. A aliança entre o ensino superior e o mercado de trabalho deve ser encarada, cada vez mais, como uma prioridade estratégica que assegura o desenvolvimento e a sustentabilidade de todas as organizações. De facto, esta aliança é uma das chaves para a afirmação de todo o nosso território e para responder a todas as vicissitudes e desafios com que nos deparamos, no contexto nacional e internacional. Apenas conhecendo as necessidades e os desafios das nossas organizações, poderemos continuar a consolidar o processo de ensino-aprendizagem, direcionando-o para uma investigação aplicada e garantindo a qualificação atualizada e adequada a essas mesmas demandas.
  • A formação qualificada em secretariado – o papel do ensino superior politécnico na transferência de conhecimento
    Publication . Marques Dos Santos, Paula; Carvalho, Ana
    O presente artigo pretende evidenciar a importância da mudança de paradigma que temos assistido em relação ao perfil do secretariado e das funções que lhes são inerentes e exigidas pelo mercado de trabalho, em organizações que se pretendem competitivas e eficientes. Pretende-se ainda demonstrar de que forma a transferência de conhecimento e os critérios de formação de nível 6 (segundo o referencial europeu de qualificação, que corresponde ao grau de licenciatura em Portugal) exigidos no Espaço Europeu de Ensino Superior contribuem para a preparação de profissionais qualificados e diferenciados para o desempenho do apoio de secretariado nas mais diversas áreas de atuação.
  • Implementação de ferramentas de gestão estratégica numa organização social – estudo de caso
    Publication . Santos, Paula Marques; Guedes, Anabela
    Este artigo científico tem por objeto a análise da implementação de ferramentas de gestão estratégica nas organizações sociais, através de um estudo de caso de uma organização social portuguesa. Nesse sentido a questão de partida do nosso trabalho é: “Quais as ferramentas de gestão estratégica mais relevantes para garantir a sustentabilidade de uma organização de economia social (OES)?”. Desta forma, foram definidos objetivos de estudo, tais como, conseguir demonstrar que aplicações/ferramentas podem facilitar o trabalho de gestão; conseguir verificar a importância da gestão de recursos humanos; verificar a importância do plano estratégico; e perceber de que forma o meio envolvente influencia a gestão da OES. A par deste estudo, foi realizada uma pesquisa sobre conceitos fundamentais que permitem um maior conhecimento sobre o tema, como gestão estratégica, sustentabilidade financeira e gestão de recursos humanos, foi ainda necessário a recolha de dados junto da organização escolhida, tendo sido aplicada uma checklist como ferramenta de recolha e sistematização de dados, além da análise da documentação interna da mesma OES.
  • Competências e estágio na licenciatura de Secretariado de Administração
    Publication . Oliveira, Isabel; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Antunes, Sandra Maria Gouveia
    As exigências do mundo do trabalho e a uniformização a que assistimos no espaço comunitário europeu, ao nível do Ensino superior, têm exigido que os curricula sejam desenhados e pensados de acordo com as competências que os alunos têm de alcançar. O presente trabalho procura analisar a forma como as competências e objetivos são consolidados durante o estágio realizado no sexto semestre da licenciatura de Secretariado de Administração. Além da pesquisa exploratória e bibliográfica, foi utilizado o método de estudo de caso, com base em todos os relatórios de estágio realizados e apresentados pelos alunos (estudo de multicasos), entre 2012 e 2018, com o objetivo de identificar quais as competências mais solicitadas pelas entidades de acolhimento e aquelas que têm sido mais trabalhadas pelos alunos.
  • Constrangimentos na implementação de um programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superior
    Publication . Marques Dos Santos, Paula; Almeida, Simone; Santos, Jéssica; Almeida, Francisca; Sampaio, Rita; Martins, Isabel; Sousa, Artur; Quental, Carlos; Coutinho, Emília
    Introdução: Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Escola de Verão “Mentores em ação”, numa Instituição de Ensino Superior, atividade financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a qual teve como propósito a criação de um Plano de Mentoria para ser implementado em todas as Unidades Orgânicas da Instituição de Ensino Superior, a partir de setembro de 2020, no seguimento do projeto piloto de mentoria levado a cabo no ano letivo de 2019-2020, em duas unidades orgânicas dessa instituição de ensino superior. Objetivo: Sistematizar as principais restrições à mentoria; e compreender os principais constrangimentos resultantes da experiência de mentoria. Reconhecendo a enorme importância e a responsabilidade das instituições do ensino superior pelos processos de acolhimento dos novos estudantes, o Programa de Mentoria tem como principal objetivo promover a partilha de experiências de mentoria e proporcionar um ambiente solidário e saudável de vivência nas IES, contribuindo para a inclusão de todos os estudantes. Queremos construir e implementar um Plano de Mentoria em todas as unidades orgânicas da Instituição de Ensino Superior, a partir do início do ano letivo 2020-2021. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Análise dos dados recolhidos no projeto piloto “Práticas Inclusivas numa Instituição de Ensino Superior: Perceções sobre a implementação de um Programa de Mentoria”, realizada através do método do ePortfólio e focalizada em 2 grupos do universo representado: mentores e mentorados. Enquadrar os fundamentos teóricos da temática “Mentoria no Ensino Superior e os seus principais constrangimentos”, de modo a identificar os constrangimentos e as dificuldades identificados em experiências similares de outras instituições de ensino superior. Resultados: Os constrangimentos identificados no estudo foram classificados em dezanove subcategorias: “não definição de um limite saudável de contacto”; “relação demasiado paternalista”; “problemática da separação”; “indisponibilidade para as atividades do programa”; “falta de motivação para desempenhar a função”; “incompatibilidade de personalidades”; “timidez”; “não resposta ao tipo de apoio que os mentorados procuram”; “bloqueio e pânico inicial por parte do mentorado”; “falta de disponibilidade para a formação dos mentores dentro do plano curricular”; “falta de divulgação e o não reconhecimento institucionais”; “sobreposição das atividades curriculares e de mentoria”; “falta de organização atempada e eficiente das ações”; “não existirem políticas institucionais de compromisso”, “excessiva burocracia”, “Não gestão correta de tempo e espaço”; “falta de formação dos intervenientes”; “pouca proximidade” e “reduzida duração global do programa”. Conclusão: Este trabalho de investigação proporcionou outra abordagem à mentoria quanto à forma e ao estilo. Não devem, contudo, restar dúvidas de que a mentoria é sempre um instrumento para a inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais, devendo o mentor ser solidário, uma fonte de apoio, um suporte, não assumindo protagonismos, pois o centro do Programa de Mentoria são os estudantes e a sua plena inclusão no universo institucional e académico.
  • FORMAS DE PERCECIONAR A ESTRUTURA DE UM PROGRAMA DE MENTORIA
    Publication . Coutinho, Emília; Loureiro, Cátia; Mota, Tânia; Loureiro, André; O., Contente; Peixoto, Cristina; Marques Dos Santos, Paula
    Introdução: No âmbito do projeto “Verão com Ciência”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um guia orientador para a criação e implementação de um Programa de Mentoria (PM), enquanto promotor de práticas de inclusão em todas as Unidades Orgânicas (UO) da Instituição de Ensino Superior. Objetivos: Este artigo científico tem como objetivos: (i) Caracterizar o Programa de Mentoria implementado na Instituição de Ensino Superior através do projeto piloto em duas Unidades Orgânicas; (ii) Comparar a estrutura do PM implementado, com outras experiências e programas similares noutras instituições do ensino superior; (iii) Apresentar uma proposta de estrutura do PM a ser implementado na Instituição de Ensino Superior, a partir de setembro de 2020, de acordo com as melhorias e constrangimentos identificados, quer no projeto piloto, quer em experiências similares nas Universidades de Lisboa e Porto. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Análise dos dados recolhidos no projeto piloto “Práticas Inclusivas na Instituição de Ensino Superior”, bem como dados recolhidos por meio de entrevista semiestruturada, a dois mentores e quatro mentorados envolvidos em projetos de mentoria noutras instituições de ensino superior, com especial enfase na informação relativa à caracterização da implementação do PM. Revisão bibliográfica sobre a temática “Mentoria no Ensino Superior, associados ao estudo dos relatos recolhidos. (Silva et al., 2007). Resultados: Os resultados obtidos ao nível das duas principais categorias “Conceitos centrais à Mentoria” e “Caracterização do Programa de Mentoria” revelaram que algumas subcategorias e subespecificações semelhantes no estudo piloto e estudo atual estão de acordo com a literatura acerca da implementação de Programas de Mentoria. Conclusão: Perante a análise dos dados recolhidos, é possível afirmar que a implementação de programas de Mentoria é uma mais valia para o acolhimento dos estudantes recém-chegados e para a consolidação de boas práticas de inclusão no ensino superior.
  • Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
    Publication . Coutinho, Emília; Oliveira, A.; Reis, C.; Oliveira, Isabel; Maltez, L.; Osório, S.; Parreira, V.; Nelas, Paula; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Duarte, João
    Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.
  • THE SUSTAINABILITY OF REGIONS AS A CHALLENGE FOR HIGHER EDUCATION - THE PROBLEM-SOLVING METHODOLOGY IN TEACHING CULTURAL MANAGEMENT. THE CASE OF THE 'PORTO COMERCIAL DE CAMBRES'
    Publication . Marques Dos Santos, Paula; Santos, Daniela; Lopes, Mariana; Silva, Mónica
    Teaching in higher education is a constant challenge, as it requires not only permanent updating, but also the search for and implementation of the most appropriate methodologies that enable the transmission of scientific and technical knowledge to students and their training to apply abstract knowledge to concrete situations in the future profession. The project proposal we present in our paper, was developed as part of the Cultural Management unit’s assessment. Its main objective was to challenge the students to apply the knowledge they had acquired and to develop feasible proposals for the sustainability of the territory and profitability of all the available resources. Therefore, in this paper we present not only the learning path taken throughout the semester, but also the results achieved. The cultural management project proposal for the Commercial Port of Cambres that we intend to present succeeds in transforming this facility into a driving force for the development of the entire surrounding area and, through the action proposal, it will also contribute to tourism sustainability itself, creating synergies between the built cultural heritage and the natural heritage of the municipality of Lamego, located in the Douro demarcated wine region, a world heritage site, since 2001, in Portugal. We also intend to demonstrate how the construction of the cultural management project contributed to consolidating the students' knowledge of
  • A importância das Instituições de Ensino Superior – o caso da ESTGL
    Publication . Guedes, Anabela; Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia
    As instituições de ensino têm como principal incumbência fazer cumprir o artigo 26ª da Declaração Universal dos Direitos Humanos e estão, por isso, obrigadas a cumprir o desafio que têm inerente à sua missão. Mais do que qualquer outra atividade institucionalizada, é a educação o setor que mais pessoas envolve. Fonte de desenvolvimento social e económico incontestável, as Instituições de Ensino Superior têm como principal objetivo a qualificação de alto nível de todos os que as frequentam e são, por isso, responsáveis por melhorar as competências e preparar os jovens para a vida ativa. Inserida na região de Lamego, a ESTGL, uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viseu, é uma instituição de ensino superior igual a tantas outras neste país que pretende cumprir a missão para a qual foi criada e é uma fonte de desenvolvimento social e económico da região de Lamego. Este artigo tem como objetivo refletir em relação à missão das instituições do ensino superior e à evolução da ESTGL desde que entrou em funcionamento, no ano letivo de 2000/2001, até aos dias de hoje.
  • Qualidade de vida e promoção do bem estar em vítimas de violência doméstica. Estudo de caso do Centro Social, Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada
    Publication . Carvalho, Ana; Marques Dos Santos, Paula
    This research aims to present an analysis on the absence of social responses that address the problem of domestic violence in Alijó. Our main goal is not only a theoretical approach about the issue of domestic violence, regional conditions in relation to domestic violence, but also present a study on the potentialities of Centro Social Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada, our case study, can apply for funding of an emergency housing for victims of domestic violence. This paper is divided into three parts: theoretical framework and characterization of our social organization, according to an exploratory research, structuring a strategic plan of the organization, through field research, and as final result, to present a proposal for funding and implementation of an innovative social response, according to the underlying legislation to Portugal 2020. The sample is focused on the population of Alijó municipality. To conclude, it is important to make this local approach, because of the increasing number of cases not detected and reported. Thus, the quality of life is increased, reducing the incidence of violence in the family.