Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.72 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Programa de Mentoria (PM) assume-se como um meio por excelência na promoção de inclusão dos estudantes no contexto académico e institucional, independentemente das suas características individuais. Como tal, o PM deve ser planeado de forma consistente, estabelecendo-se, desde o início, metas e objetivos comuns ao mentor e mentorado, com vista à satisfação, realização, produtividade, benefícios, reconhecimento do outro na sua singularidade, respeito, suporte emocional,
habilidades de gestão, habilidades interpessoais e reflexão crítica. Este estudo tem como objetivos: conhecer as melhorias sugeridas à implementação do programa de mentoria em diferentes grupos focais: tutores, mentores e mentorados; comparar as melhorias sugeridas ao programa de mentoria por vários grupos
focais; construir uma proposta de melhorias complementares ao projeto-piloto.
A nossa investigação baseia-se num estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, utilizando a metodologia de grupos focais na recolha e tratamento de dados durante o projeto-piloto de implementação do programa de mentoria.
Ao nível de resultados, foram sugeridas várias melhorias pelos grupos focais para o PM, desde a criação de linhas orientadoras, a apresentação inicial entre mentor e mentorado, a capacitação para o papel a desempenhar na mentoria por parte de todos os envolvidos, a definição do seu papel, assente em propostas de técnicas básicas de aconselhamento, estímulo da comunicação e de entreajuda entre os participantes, a criação de uma plataforma de partilha e apoio entre mentores e mentorados.
Description
Keywords
Inclusão Mentoria Ensino Superior Avaliação do Programa
Citation
Coutinho E, Alves S, Coutinho S, Jesus AM, Vala H, Costa CA, Santos PM. 2021. Programa de mentoria no Politécnico de Viseu – perceções dos grupos envolvidos no projeto piloto acerca das melhorias a desenvolver. In. Mangas C, Sousa J, Freire C. INCLUDIT Percursos para Educação Inclusiva. Edições Almedina, S.A., Coimbra: 267-288.
Publisher
Editora Almedina