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Abstract(s)
Hodiernamente, constatamos que muitos países estão em processo de mudança das
políticas e legislação em Educação Inclusiva. No contexto nacional assistimos a um conjunto de
mudanças conceptuais e sócio-legais e, neste sentido, as alterações previstas no Decreto-Lei n. 3/
2008, de 7 de janeiro foram o alvo do nosso escrutínio. O presente estudo, de caráter exploratório,
tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões
relativas à inclusão e às mudanças previstas na legislação em vigor. A amostra é constituída por 62
professores de educação especial do distrito de Viseu. Os resultados revelam que a legislação
acentua o envolvimento dos pais na avaliação; os pais conhecem o programa educativo mas não
participam na sua elaboração; o normativo não contribui para melhorar a inclusão, mas melhorou a
articulação dos serviços; a CIF não veio facilitar os procedimentos, sendo necessário um maior
investimento na formação dos profissionais e na construção de instrumentos de avaliação
adequados ao referencial CIF.
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Keywords
inclusão educação especial Necessidades Educativas Especiais
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Publisher
Associação Portuguesa de Psicologia