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Perceções dos professores sobre o enquadramento legal da educação especial: reflexões a partir do paradigma inclusivo

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.date.accessioned2017-02-02T13:55:02Z
dc.date.available2017-02-02T13:55:02Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractHodiernamente, constatamos que muitos países estão em processo de mudança das políticas e legislação em Educação Inclusiva. No contexto nacional assistimos a um conjunto de mudanças conceptuais e sócio-legais e, neste sentido, as alterações previstas no Decreto-Lei n. 3/ 2008, de 7 de janeiro foram o alvo do nosso escrutínio. O presente estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões relativas à inclusão e às mudanças previstas na legislação em vigor. A amostra é constituída por 62 professores de educação especial do distrito de Viseu. Os resultados revelam que a legislação acentua o envolvimento dos pais na avaliação; os pais conhecem o programa educativo mas não participam na sua elaboração; o normativo não contribui para melhorar a inclusão, mas melhorou a articulação dos serviços; a CIF não veio facilitar os procedimentos, sendo necessário um maior investimento na formação dos profissionais e na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial CIF.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-98996606-1-8.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4351
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologiapt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjecteducação especialpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.titlePerceções dos professores sobre o enquadramento legal da educação especial: reflexões a partir do paradigma inclusivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiro, Universidade de Aveiropt_PT
oaire.citation.endPage360pt_PT
oaire.citation.startPage350pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Psicologiapt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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