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Abstract(s)
A educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais foi, durante muito tempo, uma temática residual no contexto das grandes questões do sistema educativo. A escola com orientação inclusiva enquadra-se no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, no âmbito de uma escola aberta e capaz de se adaptar com eficácia à diversidade dos seus alunos.
No presente trabalho pretendemos fazer uma reflexão sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como pano de fundo o quadro sociopolítico e legal e as respostas educativas que têm sido adoptadas face aos desafios da educação inclusiva e do seu papel na luta contra a exclusão social.
Hodiernamente assistimos a um momento de viragem, a um período de moratória, caracterizado por uma série de incertezas e paradoxos, quer no plano dos discursos, quer ao nível das práticas, que importa analisar e reflectir à luz da abordagem inclusiva.
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Keywords
Necessidades Educativas Especiais; Educação Especial; Educação Inclusiva; Inclusão
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C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A.T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M.C. Taveira (Eds), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia