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- Processamento da Informação num Contexto Migratório e de IntegraçãoPublication . Oliveira, Ana MariaO diálogo intercultural necessita forçosamente de uma língua comum para ter sucesso, para ser aceite e ver promovida a sua legitimidade. Neste enquadramento, tentaremos explicar de que modo o processamento da informação num contexto migratório e de integração, apoiando-se em áreas como, nomeadamente, a psicolinguística, a linguística cognitiva e a sociolinguística, dá o seu contributo para que possamos compreender melhor todos estes mecanismos que emergem das relações da linguagem com os factores situacionais, biológicos, psicológicos, históricos e socioculturais
- A Prática partilhada na comunidade RBEP através da sua PlataformaPublication . Santos, Natividade; Lopes, Amélia; Rego, BelmiroAs comunidades de prática conhecem actualmente um desenvolvimento importante. A Rede de Bibliotecas Escolares do Porto (RBEP) é uma comunidade de prática de professores bibliotecários, que recorre a uma plataforma online e que tem como missão apoiar estes profissionais e dar visibilidade ao seu trabalho. Neste artigo, apresentamos a RBEP e a sua plataforma, e reflectimos sobre o conceito de comunidade de prática, baseando-nos em Wenger. Apresentamos dados de um projecto de investigação em curso, relativos a um questionário cuja finalidade consistiu em caracterizar a RBEP como uma comunidade de prática. Também fornecemos dados obtidos numa entrevista a um dos coordenadores da RBEP, acerca da plataforma desta comunidade e desenvolvemos o conceito de prática partilhada com base nas funcionalidades da plataforma da RBEP.
- O papel da educação na promoção da diversidade e sustentabilidadePublication . Oliveira, Ana MariaNa sequência de todos os problemas do foro ambiental, económico e de todas as calamidades sociais que têm caracterizado as sociedades actuais, encontramo-nos perante uma «autêntica emergência planetária», que exige uma rápida mudança nos nossos hábitos e comportamentos (Gil-Pérez &Vilches, 2006). Como a educação desempenha um papel crucial na mudança que se faz sentir, no seu 57th encontro em Dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclama os anos 2005 a 2014, como a Década para o Desenvolvimento Sustentável, enfatizando que a educação é um elemento indispensável para alcançar o desenvolvimento sustentável: «there is a world where everyone has the opportunity to benefit from education and learn the values, behavior and lifestyles required for a sustainable future and for positive societal transformation» (UNESCO, 2004: 4). A educação para o desenvolvimento sustentável é vista como um processo de aprender para mudar, uma aprendizagem sobre como tomar decisões que considerem os futuros da economia, da ecologia e da igualdade de todas as comunidades a longo prazo (Tilbury & Podger, 2004). A educação para o desenvolvimento sustentável passa pelo desenvolvimento de capacidades pessoais de análise, avaliação, criatividade, comunicação, cooperação, assim como pelo fortalecimento da motivação e coragem necessárias para a efectiva implementação da mudança. A educação tem como objectivo alcançar a sustentabilidade, diferindo dos enfoques anteriores da educação ambiental, uma vez que visa desenvolver relações mais próximas entre a qualidade ambiental, a equidade humana, os direitos humanos e a paz, não se focalizando apenas na dimensão ambiental. Contudo, importa salientar que não existe um modelo universal de educação para o desenvolvimento sustentável, tem de ser adaptada aos contextos em que decorre, tendo em conta não só os aspectos económicos, sociais e culturais mas, principalmente, as necessidades, expectativas e contextos vivenciais dos educandos. Ela é tão importante e relevante para os países desenvolvidos como para os países em vias de desenvolvimento. Assim, cada país, em cada região, em cada escola, deve criar o seu próprio modelo de educação, definindo objectivos e prioridades de forma a ir ao encontro das condições ambientais, sociais, económicas e culturais que vivencia. Importa salientar que a educação para o desenvolvimento sustentável é destinada a todos e a sua perspectiva de aprendizagem é para a vida inteira, envolvendo diferentes espaços, formais e informais, da infância até a fase adulta. Assim, a par de uma educação que consciencialize os alunos para os problemas do foro ambiental e económico-político que ameaçam o nosso Planeta, é imprescindível integrar a diversidade linguística e cultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável, que prepare os alunos para a convivência, para o respeito e diálogo intercultural num mundo globalizado. Esta interdisciplinaridade e integração curricular da sensibilização à diversidade linguística e a educação para o desenvolvimento sustentável é imprescindível uma vez que os problemas globais que hoje enfrentamos implicam que os cidadãos actuais e das gerações futuras sejam capazes de estabelecer interligações entre diferentes assuntos, de compreender interacções que lhes permitam entender como se organiza e evolui a sociedade, bem como descodificar os desafios dos nossos tempos. E somente uma integração do desenvolvimento sustentável no currículo de forma global e transdisciplinar pode preparar os alunos para pensarem da forma holística, interactiva e crítica.
- Os efeitos do suporte social em famílias de crianças com deficiênciaPublication . Felizardo, SaraO presente estudo enquadra-se numa das actuais linhas de investigação no âmbito dos estudos sobre as funções do suporte social em famílias de crianças com deficiência e da ligação entre o suporte social e os resultados na saúde e bem-estar parental (Cohen & Syme, 1985; Dunst, Trivette & Jodry, 1997; House & Kahn, 1985; Lopez et al., 2008; Mitchell & Trickett, 1980; Saranson, Saranson & Pierce, 1990a; Saranson & Saranson, 1985). Neste contexto, pretendemos fazer uma revisão da literatura científica no âmbito das novas abordagens das famílias de crianças com deficiência, as quais dão ênfase à complexidade e variabilidade do processo de adaptação parental, à análise dos factores envolvidos no funcionamento familiar e as suas modificações temporais, bem como, à poderosa influência da percepção do suporte social no ajustamento parental à deficiência.
- Perspectivas sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Felizardo, SaraA educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais foi, durante muito tempo, uma temática residual no contexto das grandes questões do sistema educativo. A escola com orientação inclusiva enquadra-se no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, no âmbito de uma escola aberta e capaz de se adaptar com eficácia à diversidade dos seus alunos. No presente trabalho pretendemos fazer uma reflexão sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como pano de fundo o quadro sociopolítico e legal e as respostas educativas que têm sido adoptadas face aos desafios da educação inclusiva e do seu papel na luta contra a exclusão social. Hodiernamente assistimos a um momento de viragem, a um período de moratória, caracterizado por uma série de incertezas e paradoxos, quer no plano dos discursos, quer ao nível das práticas, que importa analisar e reflectir à luz da abordagem inclusiva.
- Exercícios de Física e Química A - 11º e 12º anosPublication . Tavares, Frederico“O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” – Albert Einstein Num ano tão importante como é o da entrada para a faculdade, a existência de meios de preparação e de guias de estudo para o acesso ao ensino superior é fundamental. Este ano de escolaridade significa o culminar de uma etapa importante na vida de um estudante, com a conclusão do ensino secundário, um marco na vida de qualquer aluno. Este livro tem como objectivo ajudar o aluno a preparar-se para os exames nacionais de Física e Química A, incidindo nas diferentes áreas curriculares previstas no programa curricular do ensino oficial. Indo desde as comunicações aos movimentos da Terra, passando pela indústria e pelas transformações da atmosfera e dos oceanos, este livro abrange 2 áreas fundamentais do conhecimento científico: a Física e a Química. Sendo um guia de estudo, este livro traça as metas essenciais que um estudante deve atingir para preparar a conclusão do ensino secundário e obter bons resultados nos exames nacionais. Só uma preparação rigorosa e um trabalho intenso e continuado fazem dos alunos de hoje os melhores profissionais do futuro!
- Saúde em pessoas idosas com 80 e mais anos residentes na comunidade: a contradição entre o que é visto e o que é sentidoPublication . Araújo, Lia; Teixeira, Laetitia; Ribeiro, Óscar
- Avaliação da eficácia da Terapia de Remotivação: um estudo PilotoPublication . Araújo, Lia; Gomez, Verónica; Teixeira, Catarina; Ribeiro, Oscar