Repository logo
 
Publication

A tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidiano

dc.contributor.advisorRibeiro, António
dc.contributor.advisorGomes, Helena
dc.contributor.authorMatos, Ana Beatriz Amaral
dc.date.accessioned2019-12-18T10:49:01Z
dc.date.available2019-12-18T10:49:01Z
dc.date.issued2019-03-13
dc.description.abstractO presente relatório final tem como objetivo compreender as contribuições da utilização da tecnologia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas em contextos do quotidiano. Desta forma, recorreu-se a autores de referência e às tarefas aplicadas em contexto de sala de aula de modo a averiguar as implicações da utilização da tecnologia em geometria. Em termos metodológicos, foi aplicada uma investigação de caráter qualitativo onde foram recolhidos dados através da observação, elaboração de notas de campo e análise das produções dos alunos nas tarefas propostas. Os dados obtidos demonstram que a utilização de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD), recorrendo a contextos do quotidiano, se torna uma mais-valia para a aprendizagem de conceitos associados às transformações geométricas. A aprendizagem tornou-se dinâmica e motivadora, pelo que os alunos conseguiram construir o seu próprio conhecimento e criaram uma relação de empatia com a geometria. Através da implementação do projeto, competências como o questionamento e a planificação e construção de tarefas motivadoras foram trabalhas e aprimoradas ao longo do tempo.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study is to understand the contributions of the use of technology to the learning of concepts associated with geometric transformations in everyday contexts. In this way, it was used reference authors and the tasks applied in the classroom context in order to determinat the implications of the use of technology in geometry. In methodological terms, a qualitative research was applied in which data were collected through observation, elaboration of field notes and analysis of the students productions in the proposed tasks. The data obtained demonstrates that the use of a Dynamic Geometry Software (DGS), using everyday contexts, becomes an added value for the learning of concepts associated with geometric transformations. Learning became dynamic and motivating, so students were able to build their own knowledge and created a relationship of empathy with geometry. Through the implementation of the project, skills such as questioning and the planning and construction of motivating tasks were worked and improved over time.pt_PT
dc.identifier.tid202345459pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6047
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjecttransformações geométricaspt_PT
dc.subjectGeoGebrapt_PT
dc.subjectGeometrypt_PT
dc.subjectgeometric transformationspt_PT
dc.titleA tecnologia na aprendizagem das transformações geométricas em contextos do quotidianopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana Beatriz Amaral Matos - 10159.pdf
Size:
6.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: