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Authors
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Abstract(s)
A concretização de um Espaço Europeu de Ensino Superior está intrinsecamente
relacionada com o desenvolvimento de uma competência plurilingue e intercultural por parte dos
cidadãos europeus. Como consequência, a necessidade de uma língua que possa ser utilizada e
compreendida por todos é um dos aspetos mais importantes que os profe
ssores e estudiosos têm
de enfrentar. Esta língua é uma língua franca, ou seja, uma linguagem utilizada para permitir a
comunicação de rotina entre as pessoas que falam línguas diferentes. Nos tempos atuais, a escolha
de uma língua franca, que possa ser us
ada universalmente caiu sobre o Inglês, definida como a
língua mais ensinada, lida e falada que o mundo já c
onheceu (Kachru & Nelson, 2001).
Desta forma, é de suma importância sensibilizar os estudantes para as atuais mudanças na natureza
do Inglês,
utilizado como língua franca internacional, quer na comunicação face
-
a
-
face ou interações
mediadas por computador entre um número potencialmente ilimitado de oradores que não
compartilham a mesma língua materna. Essa sensibilização deverá estar associada a
uma
pedagogia ativa, levando os estudantes a descobrir por si próprios, vinculando
-
os a um tipo de
aprendizagem mais eficiente e eficaz, que se baseia fortemente no conceito de autonomia,
considerada uma característica definidora primordial para a aprendi
zagem ao longo da vida.
A presente contribuição pretende dar a conhecer um projeto desenvolvido entre quatro instituições
de ensino superior europeias de quatro países
-
França, Alemanha, It
ália e Portugal com o principal
intuito de fomentar nos estudante
s a capacidade para a solução de desafios derivados de situações
de contacto entre culturas através da língua inglesa. Pretende
-
se, igualmente a sensibilização para
o estado atual de Inglês como língua franca. Os alunos trabalharam em 10 equipas internacio
nais
de 8 elementos cada, utilizando várias ferramentas
online
para comunicarem entre si. Cada equipa
esteve responsável pela conceção e realização de uma investigação relacionada com a temática
“Valores na Europa”. Numa fase inicial, cada equipa internaci
onal teve de criar um questionário que
foi aplicado localmente. Depois de apurados e analisados os dados relativos a cada país, os
estudantes procederam a comparações, destacando semelhanças e diferenças entre as diferentes
culturas e as conclusões foram d
ivulgadas num compêndio final redigido de forma colaborativa.
Description
Keywords
Colaboração DELF Inglês Língua Franca Literacia digital
Citation
Martins, M. (2016) European Dialogue Project: Cooperar para Melhorar o Ensino e a Aprendizagem do Inglês. In F. Vieira; J.L.C. Silva; M.A. Flores; C.C. Oliveira; F. I. Ferreira; S. Caires & T. Sarmento (Org.), Inovação Pedagógica no Ensino Superior - Ideias (e) Práticas (pp.99-114). Santo Tirso: De Facto Editores.
Publisher
De Facto Editores