Repository logo
 
Publication

European Dialogue Project: Cooperar para Melhorar o Ensino e a Aprendizagem do Inglês

dc.contributor.authorMartins, Maria de Lurdes
dc.date.accessioned2016-09-01T14:43:36Z
dc.date.available2016-09-01T14:43:36Z
dc.date.issued2016-07
dc.description.abstractA concretização de um Espaço Europeu de Ensino Superior está intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento de uma competência plurilingue e intercultural por parte dos cidadãos europeus. Como consequência, a necessidade de uma língua que possa ser utilizada e compreendida por todos é um dos aspetos mais importantes que os profe ssores e estudiosos têm de enfrentar. Esta língua é uma língua franca, ou seja, uma linguagem utilizada para permitir a comunicação de rotina entre as pessoas que falam línguas diferentes. Nos tempos atuais, a escolha de uma língua franca, que possa ser us ada universalmente caiu sobre o Inglês, definida como a língua mais ensinada, lida e falada que o mundo já c onheceu (Kachru & Nelson, 2001). Desta forma, é de suma importância sensibilizar os estudantes para as atuais mudanças na natureza do Inglês, utilizado como língua franca internacional, quer na comunicação face - a - face ou interações mediadas por computador entre um número potencialmente ilimitado de oradores que não compartilham a mesma língua materna. Essa sensibilização deverá estar associada a uma pedagogia ativa, levando os estudantes a descobrir por si próprios, vinculando - os a um tipo de aprendizagem mais eficiente e eficaz, que se baseia fortemente no conceito de autonomia, considerada uma característica definidora primordial para a aprendi zagem ao longo da vida. A presente contribuição pretende dar a conhecer um projeto desenvolvido entre quatro instituições de ensino superior europeias de quatro países - França, Alemanha, It ália e Portugal com o principal intuito de fomentar nos estudante s a capacidade para a solução de desafios derivados de situações de contacto entre culturas através da língua inglesa. Pretende - se, igualmente a sensibilização para o estado atual de Inglês como língua franca. Os alunos trabalharam em 10 equipas internacio nais de 8 elementos cada, utilizando várias ferramentas online para comunicarem entre si. Cada equipa esteve responsável pela conceção e realização de uma investigação relacionada com a temática “Valores na Europa”. Numa fase inicial, cada equipa internaci onal teve de criar um questionário que foi aplicado localmente. Depois de apurados e analisados os dados relativos a cada país, os estudantes procederam a comparações, destacando semelhanças e diferenças entre as diferentes culturas e as conclusões foram d ivulgadas num compêndio final redigido de forma colaborativa.pt_PT
dc.identifier.citationMartins, M. (2016) European Dialogue Project: Cooperar para Melhorar o Ensino e a Aprendizagem do Inglês. In F. Vieira; J.L.C. Silva; M.A. Flores; C.C. Oliveira; F. I. Ferreira; S. Caires & T. Sarmento (Org.), Inovação Pedagógica no Ensino Superior - Ideias (e) Práticas (pp.99-114). Santo Tirso: De Facto Editores.pt_PT
dc.identifier.issn9789898557728
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3318
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherDe Facto Editorespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://defactoeditores.pt/shop/practicum/inovacao-pedagogica-no-ensino-superior-ideias-e-praticas-volume-ii/pt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectDELFpt_PT
dc.subjectInglês Língua Francapt_PT
dc.subjectLiteracia digitalpt_PT
dc.titleEuropean Dialogue Project: Cooperar para Melhorar o Ensino e a Aprendizagem do Inglêspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSanto Tirsopt_PT
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage99pt_PT
oaire.citation.titleInovação Pedagógica no Ensino Superior - Ideias (e) Práticaspt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
European Dialogue Project_Cooperar para Melhorar o Ensino e Aprendizagem do Inglês.pdf
Size:
264.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: