Repository logo
 
Publication

Competências emocionais e prevenção do abandono nos estudantes do ensino superior politécnico

dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.contributor.authorDuarte, João
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorRosário Cabral, Lídia
dc.contributor.authorGuiné, Raquel
dc.contributor.authorMargarida Campos, Sofia
dc.contributor.authorAlves, Cândida
dc.date.accessioned2018-12-21T13:35:39Z
dc.date.available2018-12-21T13:35:39Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractCONTEXTO: Nos últimos anos, a comunidade científica foi tomando consciência da importância do desenvolvimento de competências emocio - nais para o sucesso escolar e profissional dos estudantes. OBJETIVO(S): Identificar os fatores que influenciam o abandono escolar dos estudantes do ensino superior politécnico. Analisar a relação entre as competências emocionais e o abandono escolar dos estudantes do Ensino Superior Politécnico. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. O instrumento de recolha de dados utilizado foi questionário de caracterização sociodemográfica dos estudantes e dos pais, a Escala de Motivos para Abandono do Ensino Superior (Ambiel, 2015) e a Escala Com - petências Emocionais (Taksic’, 2000), adaptada para Portugal por Faria e Santos (2006). Amostra constituída por 560 estudantes do ensino superior a frequentarem o 1.º ano do curso. RESULTADOS: Participaram 560 estudantes do ensino superior a frequentarem o 1.º ano do curso, maioritariamente feminina (69,3%), com uma idade mínima de 18 anos e uma máxima de 30 anos, correspondendo-lhe uma média de 19,76 anos (±2,06 anos), 36,6% da área da tecnologia. O sexo influenciou o abandono escolar dos estudantes do ensino superior, sendo os estudantes do sexo feminino os que revelam mais motivos para o abandono (p=0,010). Os estudantes cujas mães se encontram ativas profissionalmente manifestam mais Intenção de abandono (p=0,035). A per- ceção emocional, a expressão emocional e a capacidade de lidar com as emoções foram preditoras da intenção de abandono escolar. CONCLUSÕES: Os resultados apontam para a necessidade de inclusão nos programas de intervenção contra o abandono escolar, das variáveis sexo, idade e algumas dimensões das competências emocionais, para minimizar, assim, as suas consequências, quer para os estudantes, quer para a própria sociedade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, M., Duarte, J., Cardoso, A. P., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., & Alves, C. (2018). Competências emocionais e prevenção do abandono nos estudantes do ensino superior politécnico. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (Spe. 6), 17-24. Retrieved http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0208pt_PT
dc.identifier.doi10.19131/rpesm.0208pt_PT
dc.identifier.issn1647-2160
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5344
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1647-216020180002&lng=pt&nrm=isopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências emocionaispt_PT
dc.subjectPrevenção do abandonopt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino superiorpt_PT
dc.titleCompetências emocionais e prevenção do abandono nos estudantes do ensino superior politécnicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage24pt_PT
oaire.citation.startPage17pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpt_PT
oaire.citation.volumeEspecial 6pt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameDuarte
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.familyNameRosário Cabral
person.familyNamede Pinho Ferreira Guiné
person.familyNameMargarida Campos
person.familyNameAlves
person.givenNameManuela
person.givenNameJoão
person.givenNameAna
person.givenNameLídia
person.givenNameRaquel
person.givenNameSofia
person.givenNameCândida
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=abFDovIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier1215605
person.identifier573763
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.ciencia-id8B13-5492-0F23
person.identifier.ciencia-idB11D-134D-9223
person.identifier.ciencia-id761A-D1BA-DDCE
person.identifier.orcid0000-0002-8452-2222
person.identifier.orcid0000-0001-7082-8012
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.orcid0000-0001-7306-5049
person.identifier.orcid0000-0003-0595-6805
person.identifier.orcid0000-0002-4696-3537
person.identifier.orcid0000-0002-6161-2938
person.identifier.ridN-1236-2013
person.identifier.ridN-6975-2013
person.identifier.ridQ-4960-2018
person.identifier.ridR-3110-2017
person.identifier.scopus-author-id54795093700
person.identifier.scopus-author-id54795027800
person.identifier.scopus-author-id6603138390
person.identifier.scopus-author-id57204888708
person.identifier.scopus-author-id57093148000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567
relation.isAuthorOfPublication83958e9b-89ef-418a-929a-1e734b4204f3
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication05f2dfe2-e631-4e81-8f82-9558f9d6812f
relation.isAuthorOfPublication59580952-77cc-4e4e-ae90-527a8b994f9f
relation.isAuthorOfPublicationd077b2de-97fa-43c6-9081-fae1a3f87acc
relation.isAuthorOfPublication5402d132-69d6-42c7-b160-ea43b6ae72ee
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd077b2de-97fa-43c6-9081-fae1a3f87acc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
SCAN_competencias emocionais.pdf
Size:
2.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: