Publication
Competências emocionais e prevenção do abandono nos estudantes do ensino superior politécnico
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Duarte, João | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Rosário Cabral, Lídia | |
dc.contributor.author | Guiné, Raquel | |
dc.contributor.author | Margarida Campos, Sofia | |
dc.contributor.author | Alves, Cândida | |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T13:35:39Z | |
dc.date.available | 2018-12-21T13:35:39Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | CONTEXTO: Nos últimos anos, a comunidade científica foi tomando consciência da importância do desenvolvimento de competências emocio - nais para o sucesso escolar e profissional dos estudantes. OBJETIVO(S): Identificar os fatores que influenciam o abandono escolar dos estudantes do ensino superior politécnico. Analisar a relação entre as competências emocionais e o abandono escolar dos estudantes do Ensino Superior Politécnico. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. O instrumento de recolha de dados utilizado foi questionário de caracterização sociodemográfica dos estudantes e dos pais, a Escala de Motivos para Abandono do Ensino Superior (Ambiel, 2015) e a Escala Com - petências Emocionais (Taksic’, 2000), adaptada para Portugal por Faria e Santos (2006). Amostra constituída por 560 estudantes do ensino superior a frequentarem o 1.º ano do curso. RESULTADOS: Participaram 560 estudantes do ensino superior a frequentarem o 1.º ano do curso, maioritariamente feminina (69,3%), com uma idade mínima de 18 anos e uma máxima de 30 anos, correspondendo-lhe uma média de 19,76 anos (±2,06 anos), 36,6% da área da tecnologia. O sexo influenciou o abandono escolar dos estudantes do ensino superior, sendo os estudantes do sexo feminino os que revelam mais motivos para o abandono (p=0,010). Os estudantes cujas mães se encontram ativas profissionalmente manifestam mais Intenção de abandono (p=0,035). A per- ceção emocional, a expressão emocional e a capacidade de lidar com as emoções foram preditoras da intenção de abandono escolar. CONCLUSÕES: Os resultados apontam para a necessidade de inclusão nos programas de intervenção contra o abandono escolar, das variáveis sexo, idade e algumas dimensões das competências emocionais, para minimizar, assim, as suas consequências, quer para os estudantes, quer para a própria sociedade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, M., Duarte, J., Cardoso, A. P., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., & Alves, C. (2018). Competências emocionais e prevenção do abandono nos estudantes do ensino superior politécnico. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (Spe. 6), 17-24. Retrieved http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0208 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.19131/rpesm.0208 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-2160 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5344 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1647-216020180002&lng=pt&nrm=iso | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Competências emocionais | pt_PT |
dc.subject | Prevenção do abandono | pt_PT |
dc.subject | Estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.title | Competências emocionais e prevenção do abandono nos estudantes do ensino superior politécnico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental | pt_PT |
oaire.citation.volume | Especial 6 | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Duarte | |
person.familyName | Paula Pereira de Oliveira Cardoso | |
person.familyName | Rosário Cabral | |
person.familyName | de Pinho Ferreira Guiné | |
person.familyName | Margarida Campos | |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Manuela | |
person.givenName | João | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Lídia | |
person.givenName | Raquel | |
person.givenName | Sofia | |
person.givenName | Cândida | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/citations?user=abFDovIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier | 1215605 | |
person.identifier | 573763 | |
person.identifier.ciencia-id | 4019-E6D8-1885 | |
person.identifier.ciencia-id | 8B13-5492-0F23 | |
person.identifier.ciencia-id | B11D-134D-9223 | |
person.identifier.ciencia-id | 761A-D1BA-DDCE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8452-2222 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7082-8012 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5062-4098 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7306-5049 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0595-6805 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4696-3537 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6161-2938 | |
person.identifier.rid | N-1236-2013 | |
person.identifier.rid | N-6975-2013 | |
person.identifier.rid | Q-4960-2018 | |
person.identifier.rid | R-3110-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54795093700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54795027800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6603138390 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57204888708 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57093148000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567 | |
relation.isAuthorOfPublication | 83958e9b-89ef-418a-929a-1e734b4204f3 | |
relation.isAuthorOfPublication | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f | |
relation.isAuthorOfPublication | 05f2dfe2-e631-4e81-8f82-9558f9d6812f | |
relation.isAuthorOfPublication | 59580952-77cc-4e4e-ae90-527a8b994f9f | |
relation.isAuthorOfPublication | d077b2de-97fa-43c6-9081-fae1a3f87acc | |
relation.isAuthorOfPublication | 5402d132-69d6-42c7-b160-ea43b6ae72ee | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d077b2de-97fa-43c6-9081-fae1a3f87acc |