Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.22 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
CONTEXTO: Nos últimos anos, a comunidade científica foi tomando consciência da importância do desenvolvimento de competências emocio -
nais para o sucesso escolar e profissional dos estudantes.
OBJETIVO(S): Identificar os fatores que influenciam o abandono escolar dos estudantes do ensino superior politécnico. Analisar a relação entre as
competências emocionais e o abandono escolar dos estudantes do Ensino Superior Politécnico.
METODOLOGIA: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. O instrumento de recolha de dados utilizado foi questionário de
caracterização sociodemográfica dos estudantes e dos pais, a Escala de Motivos para Abandono do Ensino Superior (Ambiel, 2015) e a Escala Com -
petências Emocionais (Taksic’, 2000), adaptada para Portugal por Faria e Santos (2006). Amostra constituída por 560 estudantes do ensino superior
a frequentarem o 1.º ano do curso.
RESULTADOS: Participaram 560 estudantes do ensino superior a frequentarem o 1.º ano do curso, maioritariamente feminina (69,3%), com uma
idade mínima de 18 anos e uma máxima de 30 anos, correspondendo-lhe uma média de 19,76 anos (±2,06 anos), 36,6% da área da tecnologia. O
sexo influenciou o abandono escolar dos estudantes do ensino superior, sendo os estudantes do sexo feminino os que revelam mais motivos para
o abandono (p=0,010). Os estudantes cujas mães se encontram ativas profissionalmente manifestam mais Intenção de abandono (p=0,035). A per-
ceção emocional, a expressão emocional e a capacidade de lidar com as emoções foram preditoras da intenção de abandono escolar.
CONCLUSÕES: Os resultados apontam para a necessidade de inclusão nos programas de intervenção contra o abandono escolar, das variáveis
sexo, idade e algumas dimensões das competências emocionais, para minimizar, assim, as suas consequências, quer para os estudantes, quer para a
própria sociedade.
Description
Keywords
Competências emocionais Prevenção do abandono Estudantes do ensino superior
Citation
Ferreira, M., Duarte, J., Cardoso, A. P., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., & Alves, C. (2018). Competências emocionais e prevenção do abandono nos estudantes do ensino superior politécnico. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (Spe. 6), 17-24. Retrieved http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0208