Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estudo sobre o acesso e o consumo de conteúdos online durante os períodos de confinamento em Portugal - o caso dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201-Trabalho de projeto-2182-1-6-20230308.pdf10.91 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A pandemia COVID-19 veio alterar não só a forma como olhávamos para a vida, bem como modificou as nossas rotinas e hábitos. Em momentos como os que vivemos em março de 2020, em que o m undo parou, a Internet viu a sua importância escalar de uma forma alucinante e tornou-se numa ferramenta fundamental no nosso dia a dia, fosse para trabalhar, fazer compras ou conviver com familiares e amigos. No caso dos estudantes, uma faixa etária onde a Internet já era vista como indispensável, os dias passaram a ser vividos quase que exclusivamente online. Tendo esta realidade como ponto de referência, torna-se importante perceber e identificar aqueles que foram os hábitos de consumo online dos estudantes durante os períodos mais críticos da pandemia (confinamentos) e também analisar a perceção em relação aos benefícios, problemas e impactos associados ao uso da Internet durante esses períodos. Assim, realizou-se este estudo de caso no âmbito de um Projeto de Investigação no Mestrado de Comunicação Aplicada - Ramo de Comunicação Estratégica, pela Escola Superior de Educação de Viseu, onde se procurou compreender e identificar os hábitos de acesso e consumo online por parte dos estudantes do Instituto Politécnico de Viseu durante os períodos de confinamento. Para isto, optou-se por se recorrer a uma metodologia mista, utilizando como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista. Os resultados obtidos no âmbito deste estudo mostram que, efetivamente, o dia a dia dos estudantes foi passado online, de forma quase permanente. O papel da Internet é visto pelos alunos como fundamental, não só no que diz respeito ao facto de lhes ter permitido a continuação do ensino e do trabalho, mas também por ter sido uma ferramenta que permitiu manter o contacto com amigos e familiares ao mesmo tempo que se mantinham a par das últimas informações relativamente à pandemia. Contudo, apesar disso, os estudantes relataram que o tempo passado na Internet foi um contributo para o aumento dos níveis de solidão e isolamento social bem como para o aumento de problemas como a ansiedade e a depressão.

Description

Keywords

internet pandemia COVID-19 confinamento Online Estudantes

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue