Repository logo
 
Publication

Estudo sobre o acesso e o consumo de conteúdos online durante os períodos de confinamento em Portugal - o caso dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior

dc.contributor.advisorMorais, Nídia Salomé
dc.contributor.authorPestana, Tiago José Gonçalves
dc.date.accessioned2023-10-19T14:52:12Z
dc.date.available2023-10-19T14:52:12Z
dc.date.issued2023-02-08
dc.description.abstractA pandemia COVID-19 veio alterar não só a forma como olhávamos para a vida, bem como modificou as nossas rotinas e hábitos. Em momentos como os que vivemos em março de 2020, em que o m undo parou, a Internet viu a sua importância escalar de uma forma alucinante e tornou-se numa ferramenta fundamental no nosso dia a dia, fosse para trabalhar, fazer compras ou conviver com familiares e amigos. No caso dos estudantes, uma faixa etária onde a Internet já era vista como indispensável, os dias passaram a ser vividos quase que exclusivamente online. Tendo esta realidade como ponto de referência, torna-se importante perceber e identificar aqueles que foram os hábitos de consumo online dos estudantes durante os períodos mais críticos da pandemia (confinamentos) e também analisar a perceção em relação aos benefícios, problemas e impactos associados ao uso da Internet durante esses períodos. Assim, realizou-se este estudo de caso no âmbito de um Projeto de Investigação no Mestrado de Comunicação Aplicada - Ramo de Comunicação Estratégica, pela Escola Superior de Educação de Viseu, onde se procurou compreender e identificar os hábitos de acesso e consumo online por parte dos estudantes do Instituto Politécnico de Viseu durante os períodos de confinamento. Para isto, optou-se por se recorrer a uma metodologia mista, utilizando como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista. Os resultados obtidos no âmbito deste estudo mostram que, efetivamente, o dia a dia dos estudantes foi passado online, de forma quase permanente. O papel da Internet é visto pelos alunos como fundamental, não só no que diz respeito ao facto de lhes ter permitido a continuação do ensino e do trabalho, mas também por ter sido uma ferramenta que permitiu manter o contacto com amigos e familiares ao mesmo tempo que se mantinham a par das últimas informações relativamente à pandemia. Contudo, apesar disso, os estudantes relataram que o tempo passado na Internet foi um contributo para o aumento dos níveis de solidão e isolamento social bem como para o aumento de problemas como a ansiedade e a depressão.pt_PT
dc.identifier.tid203370929pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7981
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectinternetpt_PT
dc.subjectpandemia COVID-19pt_PT
dc.subjectconfinamentopt_PT
dc.subjectOnlinept_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.titleEstudo sobre o acesso e o consumo de conteúdos online durante os períodos de confinamento em Portugal - o caso dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameComunicação Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201-Trabalho de projeto-2182-1-6-20230308.pdf
Size:
10.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: