Repository logo
 
Publication

Alergias alimentares nas escolas : segur@lergia

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo e
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Margarida Monteiro da Silva
dc.date.accessioned2024-02-05T11:02:15Z
dc.date.available2024-02-05T11:02:15Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.date.submitted2023-08-10
dc.description.abstractIntrodução: Os enfermeiros têm um papel importante na educação para a saúde, tanto em contexto individual, como comunitário, para melhorar os resultados positivos em matéria de saúde e a eficácia global da promoção da literacia em saúde. No caso concreto, sobre as alergias alimentares, um problema significativo em ambiente escolar. Consequentemente, a capacidade da comunidade educativa para reconhecer e lidar com as reações alérgicas é de importância fundamental para proteger a saúde das crianças. Objetivos: Avaliar qual o nível de conhecimentos em alergias alimentares dos docentes e não docentes de um Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu; verificar se existe relação entre o conhecimento sobre alergias alimentares, as funções exercidas e o nível de ensino do estabelecimento escolar. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional. Amostra com 197 participantes, maior representatividade de docentes (52,8%). Aplicação de um questionário de caracterização profissional e Questionário Ferramenta de Avaliação de Conhecimentos em Alergia Alimentar nas Escolas (Inês et al., 2020). Resultados: Os docentes revelam um nível de conhecimento sobre alergias alimentares ligeiramente mais elevado (M=9,35±3,11) do que os não docentes (M=9,28±3,37); 37,6% dos participantes possuem elevados conhecimentos (37,6%), 34,5% moderados e 27,9% baixos conhecimentos; os que exercem funções no pré-escolar (OM=116,67) e no 2.º ciclo do ensino básico (OM=102,50) possuem mais conhecimentos (p=0,016). Conclusão: Os resultados indicam a necessidade de ações de formação sobre alergias alimentares nas escolas, em particular a comunicação de informações práticas relativas à gestão de alergias e emergências. É aconselhável, em particular, uma maior comunicação entre o Enfermeiro de Saúde Escolar e a comunidade educativa. Palavras-chave: Alergias alimentares; Conhecimentos; Comunidade educativa; Enfermagem de Saúde Escolar.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Introduction: Nurses play an important role in health education, both in an individual and community context, to improve positive health outcomes and the overall effectiveness of health literacy promotion. In the concrete case, about food allergies, a significant problem in the school environment. Consequently, the ability of the educational community to recognize and deal with allergic reactions is of fundamental importance to protect children's health. Objectives: To evaluate the level of knowledge in food allergies of teachers and non-teachers of a School Group in the municipality of Viseu; to verify if there is a relationship between the knowledge about food allergies, the functions performed and the level of education of the school establishment. Methods: This is a quantitative, cross-sectional, descriptive-correlational study. Sample with 197 participants, higher representation of teachers (52.8%). Application of a professional characterization questionnaire and the Food Allergy Knowledge Assessment Tool in Schools Questionnaire (Inês et al., 2020). Results: Teachers reveal a slightly higher level of knowledge about food allergies (M=9.35±3.11) than non-teachers (M=9.28±3.37); 37.6% of the participants had high knowledge (37.6%), 34.5% moderate and 27.9% low knowledge; those who perform functions in pre-school (OM=116.67) and in the 2nd cycle of basic education (OM=102.50) have more knowledge (p=0.016). Conclusion: The results indicate the need for training actions on food allergies in schools, in particular the communication of practical information regarding the management of allergies and emergencies. It is advisable, in particular, a greater communication between the School Health Nurse and the educational community. Keywords: Food allergies; Knowledge; Educational community; School Health Nursing.pt_PT
dc.identifier.tid203463757pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8226
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescentept_PT
dc.subjectCompetência profissionalpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectCriança de idade pré escolarpt_PT
dc.subjectEnfermagem de saúde comunitáriapt_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectHipersensibilidade alimentarpt_PT
dc.subjectServiços de saúde na comunidadept_PT
dc.subjectServiços de saúde escolarpt_PT
dc.subjectAdolescentpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectChild preschoolpt_PT
dc.subjectCommunity health nursingpt_PT
dc.subjectCommunity health servicespt_PT
dc.subjectFood hypersensitivitypt_PT
dc.subjectProfessional competencept_PT
dc.subjectSchool health servicespt_PT
dc.subjectSchoolspt_PT
dc.titleAlergias alimentares nas escolas : segur@lergiapt_PT
dc.title.alternativeAlergias alimentares nas escolas : seguralergiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCurso de Mestrado em Enfermagem Comunitáriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
AnaMargaridaMonteiroSilva_RM.pdf
Size:
9.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: