Publication
“O Passeio da D. Rosa” contado em Língua Gestual Portuguesa a crianças ouvintes: repercussões no envolvimento e compreensão global da história
dc.contributor.author | Alves, Sabrina | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T16:43:29Z | |
dc.date.available | 2017-11-20T16:43:29Z | |
dc.date.issued | 2017-11-17 | |
dc.description.abstract | A comunicação que nos propomos apresentar resulta de uma investigação realizada com dois grupos de crianças em idade pré-escolar de diferentes estabelecimentos educativos, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação pré-escolar (EPE) e Professores do 1.ºCEB. Apenas um dos grupos possuía conhecimentos sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Este estudo pretende, assim, compreender se a utilização da LGP em contexto de Educação Pré-Escolar com crianças ouvintes tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Para dar resposta ao primeiro objetivo: caracterizar o grau envolvimento das crianças face à utilização da LGP no conto de histórias, procedeu-se à seleção de um título recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL): o “O passeio da D. Rosa” de Pat Hutchins. Utilizámos uma grelha de observação do Manual de Desenvolvendo a qualidade em parcerias (2009) para descrever o envolvimento das crianças no momento do conto desta história em dois momentos: primeiro a história foi contada em LGP, sem recurso às ilustrações e depois recorrendo às mesmas. Durante estes momentos, a investigadora observou três crianças em cada grupo de diferentes níveis etários, analisando os seus comportamentos, tendo em consideração a concentração, energia, complexidade e criatividade, expressão facial e postura, persistência, precisão, tempo de reação, linguagem e satisfação, indicadores essenciais para a compreensão dos resultados obtidos. Na análise dos resultados, verificou-se que a maior parte das crianças atingiu níveis de envolvimento elevado em ambos momentos, ainda que esse envolvimento tenha, progressivamente, diminuído, essencialmente nas de três anos. Para além do envolvimento, prendeu-se, ainda, analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Para tal, propôs-se a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e solicitaram-se algumas delas para recontar a história oralmente. Os desenhos possibilitaram aferir uma perspetiva global da compreensão da história pelas crianças, bem como o conhecimento dos elementos mais significativos por elas evidenciados. Por sua vez, o reconto oral permitiu analisar a compreensão das crianças sobre a história e ainda verificar se recorreram a vocabulário da LGP durante esse momento. Partindo da análise, ainda que preliminar destes dados, constatou-se que a maior parte das crianças desenharam momentos da história, evidenciando ter compreendido a narrativa. Aquando do reconto da história verificou-se que as crianças, com conhecimentos prévios de LGP, recorreram com facilidade a vocabulário desta língua. No entanto, inicialmente as mesmas crianças manifestaram algumas dificuldades em compreender a relação existente entre as personagens da história. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4714 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | LGP | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | Cenários inclusivos | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | “O Passeio da D. Rosa” contado em Língua Gestual Portuguesa a crianças ouvintes: repercussões no envolvimento e compreensão global da história | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | IPV-ESEV- Viseu | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Resumos do II Encontro imaginários Iluminados: era uma vez...a literatura para a infância | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Livro de resumos_Alves&Silva_2017.pdf
- Size:
- 3.21 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: