Repository logo
 
Publication

“O Passeio da D. Rosa” contado em Língua Gestual Portuguesa a crianças ouvintes: repercussões no envolvimento e compreensão global da história

dc.contributor.authorAlves, Sabrina
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.date.accessioned2017-11-20T16:43:29Z
dc.date.available2017-11-20T16:43:29Z
dc.date.issued2017-11-17
dc.description.abstractA comunicação que nos propomos apresentar resulta de uma investigação realizada com dois grupos de crianças em idade pré-escolar de diferentes estabelecimentos educativos, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação pré-escolar (EPE) e Professores do 1.ºCEB. Apenas um dos grupos possuía conhecimentos sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Este estudo pretende, assim, compreender se a utilização da LGP em contexto de Educação Pré-Escolar com crianças ouvintes tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Para dar resposta ao primeiro objetivo: caracterizar o grau envolvimento das crianças face à utilização da LGP no conto de histórias, procedeu-se à seleção de um título recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL): o “O passeio da D. Rosa” de Pat Hutchins. Utilizámos uma grelha de observação do Manual de Desenvolvendo a qualidade em parcerias (2009) para descrever o envolvimento das crianças no momento do conto desta história em dois momentos: primeiro a história foi contada em LGP, sem recurso às ilustrações e depois recorrendo às mesmas. Durante estes momentos, a investigadora observou três crianças em cada grupo de diferentes níveis etários, analisando os seus comportamentos, tendo em consideração a concentração, energia, complexidade e criatividade, expressão facial e postura, persistência, precisão, tempo de reação, linguagem e satisfação, indicadores essenciais para a compreensão dos resultados obtidos. Na análise dos resultados, verificou-se que a maior parte das crianças atingiu níveis de envolvimento elevado em ambos momentos, ainda que esse envolvimento tenha, progressivamente, diminuído, essencialmente nas de três anos. Para além do envolvimento, prendeu-se, ainda, analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Para tal, propôs-se a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e solicitaram-se algumas delas para recontar a história oralmente. Os desenhos possibilitaram aferir uma perspetiva global da compreensão da história pelas crianças, bem como o conhecimento dos elementos mais significativos por elas evidenciados. Por sua vez, o reconto oral permitiu analisar a compreensão das crianças sobre a história e ainda verificar se recorreram a vocabulário da LGP durante esse momento. Partindo da análise, ainda que preliminar destes dados, constatou-se que a maior parte das crianças desenharam momentos da história, evidenciando ter compreendido a narrativa. Aquando do reconto da história verificou-se que as crianças, com conhecimentos prévios de LGP, recorreram com facilidade a vocabulário desta língua. No entanto, inicialmente as mesmas crianças manifestaram algumas dificuldades em compreender a relação existente entre as personagens da história.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4714
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectLGPpt_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectCenários inclusivospt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.title“O Passeio da D. Rosa” contado em Língua Gestual Portuguesa a crianças ouvintes: repercussões no envolvimento e compreensão global da históriapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceIPV-ESEV- Viseupt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do II Encontro imaginários Iluminados: era uma vez...a literatura para a infânciapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Livro de resumos_Alves&Silva_2017.pdf
Size:
3.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: