Publication
Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica
dc.contributor.author | Costa Lopes, Ana Maria | |
dc.contributor.author | Oliveira, A. M. | |
dc.contributor.author | Rego, Belmiro | |
dc.contributor.author | Fidalgo, Susana | |
dc.contributor.author | Delplancq, Véronique | |
dc.contributor.author | Amante, Susana | |
dc.contributor.author | Relvas, Susana | |
dc.date.accessioned | 2020-02-18T16:14:43Z | |
dc.date.available | 2020-02-18T16:14:43Z | |
dc.date.issued | 2019-06-11 | |
dc.date.updated | 2020-02-18T16:10:39Z | |
dc.description.abstract | Introdução: A aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LE) no Ensino Superior (ES) não se limita à transmissão de saberes linguísticos. Deve preparar os aprendentes para o contacto intercultural e proporcionar experiências bem-sucedidas e inovadoras que favoreçam a motivação e a inserção profissional. Numerosas publicações sublinham a importância das LE nos processos de recrutamento, na criação de oportunidades de emprego com perspetivas de maior responsabilidade e remuneração e na progressão na carreira. Os recursos digitais, de acesso fácil e rápido, revolucionaram a educação e criaram novos desafios para o ensino, nomeadamente no ES. O contexto de aprendizagem torna-se mais dinâmico, permitindo uma aproximação à realidade do mundo do trabalho. A utilização da internet e a exploração de recursos on-line são práticas educativas bem instaladas hoje. No sentido de estimular a aprendizagem ativa, o confronto dos estudantes com as realidades linguísticas e profissionais pode ser realizado recorrendo às redes sociais e a um método de trabalho ao “menu”, implicando-os como atores que interagem na sala de aula e com o exterior, mobilizando competências transversais a Unidades Curriculares (UC) nucleares do curso. Métodos: As experiências de trabalho que nos propomos apresentar centram-se na UC de “LE aplicadas aos novos media e ao ciberespaço”, com o francês e o inglês como línguas-alvo trabalhadas em conjunto, uma UC do 2.º ano da Licenciatura em Comunicação Social da ESEV/IPV (Portugal), cursada em 2016/17 e 2017/18. Conclusões: A progressão dos aprendentes torna-se evidente através das novas ideias que surgem e da melhor organização dos trabalhos, da maior facilidade e rigor em redigir textos e propor produções orais, da atitude em geral e da aquisição de mais autonomia na procura do desenvolvimento de competências. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Delplancq, V., Costa, A. M., Oliveira, A. M., Rego, B., Fidalgo, S., Amante, F. S., & Relvas, S. (2019). Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: Uma experiência de inovação pedagógica. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 4e, 75–80. | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-629502 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6208 | |
dc.language.iso | N/A | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | línguas estrangeiras | pt_PT |
dc.subject | ensino superior | pt_PT |
dc.subject | recursos digitais | pt_PT |
dc.subject | realidades linguísticas | pt_PT |
dc.subject | realidades profissionais | pt_PT |
dc.title | Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 80 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4e | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 75 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium - Journal of Education Technologies and Health | pt_PT |
person.familyName | Costa Lopes | |
person.familyName | Oliveira | |
person.familyName | Rego | |
person.familyName | Fidalgo | |
person.familyName | Delplancq | |
person.familyName | MOTA ROBOREDO AMANTE | |
person.familyName | Rocha Relvas | |
person.givenName | Ana Maria | |
person.givenName | Ana Maria | |
person.givenName | Belmiro | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Véronique | |
person.givenName | FÁTIMA SUSANA | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.ciencia-id | CF17-3856-FBCF | |
person.identifier.ciencia-id | FA11-63C6-5DFE | |
person.identifier.ciencia-id | BB15-6E58-7216 | |
person.identifier.ciencia-id | 3315-1423-5042 | |
person.identifier.ciencia-id | 1E11-7BE5-6AE9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8373-4223 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6673-6991 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5399-7735 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7323-2158 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5456-3832 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1300-0785 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5526-8325 | |
person.identifier.rid | N-5820-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56957015500 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55179246100 | |
rcaap.cv.cienciaid | BB15-6E58-7216 | Susana Fidalgo | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | aa829f49-973f-4568-a390-532547f2efd6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7c2268d7-9f51-4329-819e-1bbc90dd707c | |
relation.isAuthorOfPublication | 22d9532a-8f91-4344-a154-2cb7be66eda6 | |
relation.isAuthorOfPublication | be21d6f7-6a58-4cc1-9c13-7ca03204c0ac | |
relation.isAuthorOfPublication | 9a6b55a9-d8be-48de-a31e-5037d9d82a95 | |
relation.isAuthorOfPublication | 737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc | |
relation.isAuthorOfPublication | ceddacc8-f3b2-44ef-a2c8-9468426a9558 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 14995-Article_Text-61248-1-10-20190607.pdf
- Size:
- 923.72 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: