Repository logo
 
Publication

Ler na era digital: os desafios da comunicação em rede e a (re)construção da(s) literacia(s)

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2011-01-25T11:46:04Z
dc.date.available2011-01-25T11:46:04Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractNa sociedade actual, novas formas de literacia desafiam os educadores a implementar estratégias multifacetadas que tornem os estudantes leitores bem sucedidos na era digital, instigando-os a alargarem a suas competências de leitura. Este artigo explora alguns dos modos pelos quais a tecnologia está a mudar as práticas de leitura, abrindo caminho à consolidação de “multiliteracias” alicerçadas pelo desenvolvimento da comunicação em rede. Viajando da página ao ecrã, são apresentados exemplos de novas práticas de leitura na internet e enfatizadas formas multimodais da reconstrução do conceito de literacia. É defendido que a ligação entre a literacia e a tecnologia se está a fortalecer, exigindo uma maior reflexão sobre o acto de ler em si mesmo e sobre a forma como os educadores o equacionam hoje.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/526
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbrapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEducação
dc.subjectLiteracia
dc.subjectLeitura
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação
dc.titleLer na era digital: os desafios da comunicação em rede e a (re)construção da(s) literacia(s)por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapor
oaire.citation.endPage90por
oaire.citation.issuen.º3por
oaire.citation.startPage75por
oaire.citation.titleEXEDRApor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
06A-Dulce-melao_pp_75-90.pdf
Size:
137.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: