Publication
Ler na era digital: os desafios da comunicação em rede e a (re)construção da(s) literacia(s)
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2011-01-25T11:46:04Z | |
dc.date.available | 2011-01-25T11:46:04Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Na sociedade actual, novas formas de literacia desafiam os educadores a implementar estratégias multifacetadas que tornem os estudantes leitores bem sucedidos na era digital, instigando-os a alargarem a suas competências de leitura. Este artigo explora alguns dos modos pelos quais a tecnologia está a mudar as práticas de leitura, abrindo caminho à consolidação de “multiliteracias” alicerçadas pelo desenvolvimento da comunicação em rede. Viajando da página ao ecrã, são apresentados exemplos de novas práticas de leitura na internet e enfatizadas formas multimodais da reconstrução do conceito de literacia. É defendido que a ligação entre a literacia e a tecnologia se está a fortalecer, exigindo uma maior reflexão sobre o acto de ler em si mesmo e sobre a forma como os educadores o equacionam hoje. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/526 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Coimbra | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Educação | |
dc.subject | Literacia | |
dc.subject | Leitura | |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | |
dc.title | Ler na era digital: os desafios da comunicação em rede e a (re)construção da(s) literacia(s) | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | por |
oaire.citation.endPage | 90 | por |
oaire.citation.issue | n.º3 | por |
oaire.citation.startPage | 75 | por |
oaire.citation.title | EXEDRA | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |