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Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação sobre as funções do suporte social em famílias de crianças com necessidades
educativas especiais tem vindo a sustentar que este construto influencia vários aspetos do
funcionamento parental e familiar, nomeadamente, o envolvimento parental na escola. O
presente estudo tem como objetivos: i) proceder a uma análise comparativa dos grupos de pais
de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que diz respeito às variáveis de
suporte social e ao envolvimento dos pais na escola); ii) compreender as relações entre as
perspetivas dos pais e dos professores (do ensino regular e de educação especial) sobre o
envolvimento dos pais na escola. Para a prossecução do estudo, constituímos duas amostras,
uma de pais ou cuidadores, e outra de professores, formadas, respetivamente, por 301
progenitores e 107 professores (de educação especial e do ensino regular) dos agrupamentos
de escolas distrito de Viseu. Os dois grupos de pais de crianças apresentam diferenças
significativas no envolvimento parental e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o
suporte). Na análise comparativa das perceções do envolvimento parental entre pais e
professores os dados sustentam que a maior divergência ocorre entre os docentes do ensino
regular e os pais dos alunos com necessidades educativas especiais. Em contraste, as
perceções entre os professores de educação especial e os pais das crianças com necessidades
educativas especiais não evidenciam diferenças com significado estatístico. Surgiram,
também, diferenças entre os dois tipos de docentes no que concerne ao envolvimento parental
na escola. Apresentamos ainda, estratégias para a promoção do envolvimento dos pais nos
contextos educativos.
Description
Keywords
inclusão envolvimento parental suporte social
Citation
Publisher
Editora Centro de Investigação em Educação (CIEd). Instituto de Educação, Universidade do Minho