Repository logo
 
Publication

Envolvimento parental e suporte social em contextos inclusivos

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorJales Ribeiro, Esperança
dc.date.accessioned2017-02-02T14:54:06Z
dc.date.available2017-02-02T14:54:06Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA investigação sobre as funções do suporte social em famílias de crianças com necessidades educativas especiais tem vindo a sustentar que este construto influencia vários aspetos do funcionamento parental e familiar, nomeadamente, o envolvimento parental na escola. O presente estudo tem como objetivos: i) proceder a uma análise comparativa dos grupos de pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que diz respeito às variáveis de suporte social e ao envolvimento dos pais na escola); ii) compreender as relações entre as perspetivas dos pais e dos professores (do ensino regular e de educação especial) sobre o envolvimento dos pais na escola. Para a prossecução do estudo, constituímos duas amostras, uma de pais ou cuidadores, e outra de professores, formadas, respetivamente, por 301 progenitores e 107 professores (de educação especial e do ensino regular) dos agrupamentos de escolas distrito de Viseu. Os dois grupos de pais de crianças apresentam diferenças significativas no envolvimento parental e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte). Na análise comparativa das perceções do envolvimento parental entre pais e professores os dados sustentam que a maior divergência ocorre entre os docentes do ensino regular e os pais dos alunos com necessidades educativas especiais. Em contraste, as perceções entre os professores de educação especial e os pais das crianças com necessidades educativas especiais não evidenciam diferenças com significado estatístico. Surgiram, também, diferenças entre os dois tipos de docentes no que concerne ao envolvimento parental na escola. Apresentamos ainda, estratégias para a promoção do envolvimento dos pais nos contextos educativos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-27-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4366
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora Centro de Investigação em Educação (CIEd). Instituto de Educação, Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectenvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectsuporte socialpt_PT
dc.titleEnvolvimento parental e suporte social em contextos inclusivospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Universidade do Minhopt_PT
oaire.citation.endPage1458pt_PT
oaire.citation.startPage1453pt_PT
oaire.citation.titleAtas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, II Encontro de Sociologia da Educação – O não formal e o informal em educação: centralidades e periferiaspt_PT
person.familyNameFelizardo
person.familyNameJales Ribeiro
person.givenNameSara
person.givenNameEsperança
person.identifier.ciencia-id7C1C-342A-2434
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.orcid0000-0002-4763-687X
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d
relation.isAuthorOfPublication8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26-2013-Congresso não formal-Atas1.pdf
Size:
5.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: