Repository logo
 
Publication

A importância das TIC para a aprendizagem da Geometria no 2.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorGomes, Cristina Azevedo
dc.contributor.advisorRego, Belmiro
dc.contributor.authorMatos, César Afonso Marques Viegas de
dc.date.accessioned2024-12-09T13:44:44Z
dc.date.available2024-12-09T13:44:44Z
dc.date.issued2024-10-28
dc.description.abstractA escola foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornaram-se muito importantes no contexto educativo português. Como tal, com o objetivo de melhorar o sistema educativo e apesar dos diversos desafios que estes avanços enfrentaram, as instituições foram equipadas com diversos recursos educativos digitais, existiu um investimento na formação dos professores, surgiu a tecnologia educativa nas escolas, entre outros. Contudo, estas evoluções não foram integradas por todos os professores. O presente trabalho, para além da descrição e reflexão sobre as práticas em contexto, tem também como objetivo analisar a influência das TIC na educação, mais especificamente na educação matemática no 2.º CEB, tendo como principais focos os benefícios que apresentam no processo educativo, como o acesso à informação, a personalização da aprendizagem, bem como os desafios principais que enfrenta, tais como a falta de infraestruturas e materiais e a falta de formação por parte dos professores. Desta forma, o trabalho está organizado em duas partes, sendo que a primeira é referente à contextualização e reflexão sobre os estágios, em que é apresentada uma apreciação crítica sobre as competências desenvolvidas ao longo do tempo, e a segunda explora um projeto de investigação sobre temas relacionados com as TIC, o ensino-aprendizagem da matemática e a importância da robótica educativa na criação de cenários de ensino e aprendizagem para a Geometria no 2.º CEB, apresentando o referencial teórico, a metodologia utilizada e a apresentação e discussão dos resultados obtidos ao longo do processo. Assim sendo, envolveram-se vinte alunos de uma turma do 6.º ano do 2.º CEB, do contexto de Prática de Ensino Supervisionada. Os resultados obtidos revelam o envolvimento destes alunos nas tarefas com recurso à tecnologia, bem como o bom desempenho na aprendizagem de conceitos de Geometria do 6.º ano. A conclusão apresenta uma síntese sobre o percurso da Prática de Ensino Supervisionada realizada ao longo de dois anos, e discute o papel das TIC no ensino e aprendizagem da Geometria na criação de cenários mais significativos em que os alunos demonstram uma atitude positiva na valorização da utilização da tecnologia, com impactos positivos no desenvolvimento de aprendizagens mais significativa.pt_PT
dc.description.abstractThe school has undergone some changes over time, and Information and Communication Technologies (ICT) have become very important in the Portuguese educational context. As such, with the aim of improving the educational system and despite the various challenges these advancement shave faced, institutions have been equipped with various digital educational resources, there has been an investment in teacher training, educational technology has been introduced in schools, among other measures. However, these developments have not been integrated by all teachers. The present work, in addition to the description and reflection on the practices in context, also aims to analyse the influence of ICT on education, more specifically in mathematics education in the 2nd Cycle of Basic Education, with the main focuses on benefits that they present in the educational process, such as access to information, personalization of learning, as well as the main challenges it faces, such as such as the lack of infrastructure and materials and the lack of training on part of teachers. In this way, the work is organized in two parts, the first of which is regarding the contextualization and reflection on the internships, in which a critical assessment of the competences developed over time, and the second explores a research project on topics related to ICT, teaching, mathematics learning scenarios for the teaching of Geometry in the 2nd Cycle of Basic Education presenting the theoretical framework the methodology used and the presentation and discussion of the results obtained throughout the process. Therefore, twenty students from a 6th grade class of the 2nd Cycle of Basic Education, from the context of supervised teaching practice.The results obtained reveal the involvement of these students in the tasks using technology, as well as good performance in the learning of Geometry concepts of the 6th grade. The conclusion presents a summary of the path of the Teaching and Learning Practice carried out over two years, and discusses the role of ICT in the teaching and learning of Geometry in the creation of more meaningful scenarios in which students demonstrate a positive attitude in valuing the use of technology, with positive impacts on the development of more meaningful learning.pt_PT
dc.identifier.tid203748999pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8680
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectrecursos educativos digitaispt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subject2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectdigital educational resourcespt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.titleA importância das TIC para a aprendizagem da Geometria no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
491-Relatorio final-4005-1-4-20241111.pdf
Size:
2.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: