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Advisor(s)
Abstract(s)
Durante décadas, o professor assumiu a função de “transmissor de conhecimentos”, ou seja, de especialista que “debita” o seu conhecimento na “mente” dos alunos. O papel do professor mudou e, hoje, deve assumir-se com um facilitador das aprendizagens, um agente educativo que deve envolver ativamente os alunos na sua própria educação e aprendizagem. Os alunos devem assim ter um papel ativo nas aprendizagens curriculares e, para tal, assevera-se, em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a importância da integração curricular e do uso das novas tecnologias. Atualmente almeja-se uma educação interativa, fomentando novas competências nos alunos, como a criatividade e a capacidade de criar soluções inovadoras. Tendo em consideração o referido, torna-se importante integrar curricularmente diferentes áreas disciplinares recorrendo ao uso das tecnologias, nomeadamente, a ferramentas de programação. Com a presente investigação pretendemos refletir sobre as perspetivas dos alunos de uma turma do 4.º ano de
escolaridade, em relação ao modo como a computação criativa pode potenciar a integração curricular em contexto de ensino do 1.º CEB. O tema da mesma decorreu de uma reflexão sobre as práticas docentes no que reporta à integração curricular, durante as observações efetuadas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada e da constatação da quase
ausência de investigação no âmbito da computação criativa associada à promoção da integração curricular. Em termos empíricos realizámos uma investigação de cariz qualitativo com características de “investigação-ação”, com recurso ao inquérito por questionário e à observação participante. Os dados obtidos permitiram-nos concluir que os alunos têm uma opinião favorável relativamente à aprendizagem das várias áreas disciplinares utilizando os computadores. Foi-nos dado verificar que o envolvimento dos futuros professores em experiências didáticas de integração da tecnologia e na reflexão
sobre essas mesmas experiências, para fomentar abordagens inovadoras é da máxima importância. Os dados relevam que o ensino em contexto de 1.º CEB deve potenciar o uso da computação criativa como fator promotor da integração curricular; assim como, que experiências de integração curricular recorrendo à programação podem constituir uma forma inovadora e significativa para a aprendizagem dos alunos.
For decades, the teacher had the role of transmitting knowledge, that is, communication was made based on the teacher. However, and due to the evolution of the world, as well as the advancement of technologies, today we want an interactive education, fostering new skills in students, such as creativity and the ability to create innovative solutions. Considering the above, it is important to articulate different curricular areas using programming tools. This final internship report is divided into two parts: in the first part we present a critical reflection on the Supervised Teaching Practice, which took place during the first and second years of the master's degree; in the second part, we present an investigation, which was carried out in a 4th grade class, in a school in Viseu, which intends to answer the question: “How can creative substantiation enhance Curricular Integration in the context of teaching 1st Cycle of Basic Education? ”. The results of the study were positive, proving that curricular integration experiences using programming with children can be an innovative and appropriate way for students' learning.
For decades, the teacher had the role of transmitting knowledge, that is, communication was made based on the teacher. However, and due to the evolution of the world, as well as the advancement of technologies, today we want an interactive education, fostering new skills in students, such as creativity and the ability to create innovative solutions. Considering the above, it is important to articulate different curricular areas using programming tools. This final internship report is divided into two parts: in the first part we present a critical reflection on the Supervised Teaching Practice, which took place during the first and second years of the master's degree; in the second part, we present an investigation, which was carried out in a 4th grade class, in a school in Viseu, which intends to answer the question: “How can creative substantiation enhance Curricular Integration in the context of teaching 1st Cycle of Basic Education? ”. The results of the study were positive, proving that curricular integration experiences using programming with children can be an innovative and appropriate way for students' learning.
Description
Keywords
1.º Ciclo do Ensino Básico Integração Curricular Pensamento computacional criativo Scratch Curriculum Integration Creative computational thinking
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu