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O e-book Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia é uma segunda publicação, no seguimento da edição intitulada Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, crianças e jovens em risco, e constitui-se como uma síntese de reflexões de oradores/as e participantes do III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco – I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia, que teve lugar no dia 3 de junho de 2022, em formato online, organizado no contexto do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu. As docentes das Unidades Curriculares de Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude, Política Social e Saúde Infanto-Juvenil e Seminário de Apoio à Dissertação-Projeto-Estágio, conjuntamente com os/as alunos/as dos 1.º e 2.º anos, têm vindo a organizar anualmente um seminário internacional com oradores/as convidados/as, nacionais e internacionais, de reconhecido prestígio científico nas áreas de abrangência deste ciclo de estudos. O sucesso das anteriores edições tem incentivado a manter esta prática e tem permitido organizar em livro informação muito relevante nesta área de estudo.
O presente documento está organizado em três temas: Prevenção, Proteção e Promoção da Autonomia. O primeiro, Prevenção, composto por três capítulos, começa por discutir a Saúde mental, bem-estar e a pandemia por COVID- 19, tendo por base o Projeto Aventura Social, continuando na reflexão sobre Programas de Parentalidade no Brasil: Evidências Científicas e Políticas Públicas e terminando com uma discussão em torno do Papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais.
A segunda parte do e-book é constituída por quatro capítulos que abordam as questões da Proteção. Assim, podemos encontrar diferentes questões que refletem a complexidade e abrangência desta temática, como: Quando os avós são, e têm de ser pais dos netos, Doença crónica e bullying na adolescência, Turmas homogéneas ou turmas heterogéneas de alunos/as da comunidade cigana e Social Inclusion Law and the Constitutional Power for Human Rights Development.
Na terceira e última parte foi considerado o capítulo referente à Autonomia. Aqui é apresentado um estudo sobre a Participação de jovens do sistema de proteção Galego no processo de autonomização. O e-book termina com um balanço do III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco – I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia.
Consideramos que este documento é demonstrativo da qualidade, pertinência e riqueza das trocas multidisciplinares e interinstitucionais entre oradores/as nacionais e internacionais e do grande número de participantes também eles/as, nacionais e internacionais, que na sua colaboração e envolvimento foram determinantes para o sucesso de mais uma edição do Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco.
O nosso agradecimento pela colaboração de todos/as
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Políticas e Respostas; Crianças e Jovens em Risco Da Prevenção à promoção da Autonomia
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ESEV