Repository logo
 

ESEV - DPCE - Livro, como editor ou coeditor

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 22
  • A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios. Livro de atas.
    Publication . Santos, A. A.; Paulo, C.; Menezes, I.; Aires, L.; Figueiredo, Maria Pacheco; Abelha, M.; Rocio, V.
  • Livro de Resumos do Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) 2024
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Ramalho, Henrique
    O Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI): Investigação e Práticas destina-se a promover o debate sobre Educação Inclusiva e incentivar a partilha de saberes e reflexão sobre as práticas educativas na área, orientando-se para todos os que procuram dar respostas aos desafios da educação na atualidade. O evento enquadra-se no âmbito das atividades científicas do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Viseu e conta com diversos contributos de profissionais e investigadores na área da educação especial e inclusiva, contemplando a possibilidade de apresentação de comunicações livres (orais e posters).Destaca-se a colaboração de oradores nacionais e internacionais: Jesus Molina, da Universidade de Múrcia (Espanha), Grupo de Investigación sobre Diversidad Funcional y Derechos Humanos, Anabela de Oliveira Carvalho (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Instituto Politécnico de Viseu, Escola superior de Tecnologia e Gestão), Maria de Fátima Almeida (Agrupamento de Escolas de Nelas, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia), Marisa Carvalho (Universidade Católica Portuguesa), Susana Jimenez (Investigadora na Argentina, Espanha e Portugal), Sofia Campos (Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde) e Jorge Humberto Dias (representante de Portugal no Projeto Happy Schools). Este livro de resumos procura sistematizar contributos relevantes no domínio da inclusão, destacando-se a diversidade de olhares sobre questões contemporâneas da educação e reabilitação de pessoas com necessidades educativas específicas.
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva@2023
    Publication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança; Martins, Emília; Fernandes, Rosina
    A educação inclusiva deve ser multifocalizada, sistémica e holística reportando, necessariamente, em primeira instância, à transformação (re)humanizante da pessoa. É neste referencial de educação inclusiva que se enquadra o quinto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2023”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida. É propósito deste ebook potenciar um espaço de reflexão em torno de temas candentes da atualidade, sendo que os textos apresentados abordam temáticas diversas, como análise crítica da educação inclusiva em Portugal, enquadrando-a a partir de referenciais atuais, a adaptação de livros acessíveis e inclusivos, com o suporte de sistemas pictográficos, bem como o papel da psicomotricidade no contexto da multideficiência e, por fim, uma reflexão sobre tecnologia e ensino a distância, na senda da inclusão no ensino superior.
  • Atas do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education
    Publication . Figueiredo, Maria Pacheco; Silva, Ana Isabel; Rocha, João; Souto E Melo, Ana Luísa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, Luís; Felizardo, Sara
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2022
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, Rosina
    É no referencial de educação inclusiva que se enquadra o quarto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2022”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida.
  • Lesson Plans from the Higher Education Course Curriculum for a Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3 to 7 Years Old Children
    Publication . Konakli, Tuğba; Figueiredo, Maria Pacheco; Alves, Valter; Operto, Fiorella; Gilardi, Luca
    EARLY recognizes the importance of early childhood education and the potential of digital technologies in enhancing learning experiences. By providing teachers, parents, and children with effective strategies and resources, it aims to improve the quality of online education for young children. To ensure that all preschool children have access to a continuous learning process in different circumstances (e.g., pandemics, prolonged illness or other situations), teachers and parents benefit from being prepared for these different circumstances. The materials developed and offered in the Higher Education Course Curriculum for Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3-7 Years Old Children are, therefore, relevant. Besides the Curriculum itself, which can be used for structuring training or for self-learning, EARLY offers some examples of activities and lesson plans for online activities with educational value. The main target group of this curriculum is pre-service preschool educators (undergraduates in most countries), but the material is also suitable and recommended for experienced preschool educators who want to expand their competences and those who are in close contact with an early childhood learner.
  • Higher Education Course Curriculum for a Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3 to7 Years Old Children
    Publication . Konakli, Tuğba; Figueiredo, Maria Pacheco; Alves, Valter; Operto, Fiorella; Gilardi, Luca
    The curriculum is organized in five different modules, with different focus. The first module is about Basic Concepts of Computational Thinking, presenting the foundations for the rest of the learning. The second module, on Computational Thinking with Block-Based and Text-Based Coding Environments, and the third module, on the Fundamentals of Physical Programming and CT with Robotic Activities, further expand the learning about computational thinking by providing information on the potential of preschool children for computational thinking and how this can be developed through different environments and tools. The fourth module changes the focus to planning and evaluating activities with children by presenting information on Designing Activities and Learning through Distance Education. This is the module that deals with the challenges and potential of distance education in Early Childhood Education, connecting practice with reflection and further learning for educators through self-evaluation and reflection. Finally, the fifth module, on Building Partnerships for Learning, looks at the development of digital skills for early age as a societal endeavour, supporting practitioners in identifying partners and initiatives as well as building communities that can leverage the educational offer. The whole curriculum was planned to provide knowledge and competences that support the development of a distance learning model reinforced with robotics for 3-7 years old children. But each module is a stand-alone learning opportunity based on the lesson plans, slides presentation and materials available. Interested users are also welcome to combine different modules into unique training experiences.
  • Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias - Livro de Resumos
    Publication . Araújo, Catarina Liane; Pacheco Figueiredo, Maria; Cardoso, Ana Paula; Felizardo, Sara; Gomes, Cristina Azevedo; Lacerda, Carla; Ramalho, Henrique; Rocha, João; Silva, Ana Isabel; Xavier, Paula
    A Escola Superior de Educação de Viseu, em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), o Centro de Competências do TIC do Instituto Politécnico de Viseu (CCTICIPV) e o Centro de Competências do TIC da Universidade do Minho (CCTIC-UM), organizou nos dias 21 e 22 de outubro de 2022 (em formato online), o SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS. Este congresso internacional centrou-se nas problemáticas associadas à promoção da educação inclusiva num contexto de diversidade e pretendeu analisar os diferentes sentidos que influenciam atualmente a educação, nomeadamente as direções, ideias e sensibilidades relativas a questões conceptuais e/operacionais da articulação entre as literacias, a educação inclusiva e tecnologias junto de públicos-alvo diversificados (ex. universitários, profissionais da educação no ativo e científicas), com vista à promoção de um benefício mútuo entre profissionais da educação, investigadores e futuros profissionais da educação. Surgiu num contexto de valorização crescente do humanismo social e académico, enquanto valores comuns essenciais na educação mundial. Tem em consideração que a transformação da educação poderá ocorrer através da mudança de pedagogias, por vezes promovida pelas tecnologias com o intuito de se criar um sentido de cidadania partilhada de colaboração, aceitação da diversidade, empatia e equidade no acesso a informações e recursos. Apresentou como questão base: “Como promover uma Educação inclusiva num contexto de diversidade, com recurso às tecnologias e às literacias?” O congresso incluiu duas conferências plenárias, três painéis temáticos e dois espaços abertos à submissão de pósteres e de comunicações orais na(s) área(s) da Inclusão, Tecnologias e/ou Literacias. Este livro de resumos engloba uma breve descrição dos temas e trabalhos abordados no decurso deste congresso, apresentando uma visão global sobre alguns dos aspetos considerados como relevantes para uma educação inclusiva na atualidade, que envolvem a exploração das tecnologias e das literacias múltiplas presentes no nosso quotidiano.
  • Literacia em saúde e estilos de vida em contexto educativo
    Publication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula