Repository logo
 

CI&DEI - Livro, como editor ou coeditor

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 21
  • Regional, International, and Transatlantic Relations From the Iberian Peninsula to the World
    Publication . Sobral, Filomena Antunes; Ribeiro, Raphael; Ribeiro, Carla Patrícia Silva; Cardoso, Jorge; Amigo, Noa; Sequeira, Carla; Lencart, Joana; Narita, Makiko; Benitez-Baleato, Jesús; López Rodríguez, Alfonso; Tartabini, Veronica; López Forjas, Manuel; Bilecen, Haili; Antunes Sobral, Filomena; Relvas, Susana; Gant, Mark; Edwards, Siân; Kelly, Deirdre
    The Iberian Peninsula, home to modern-day Spain and Portugal, serves as a crossroads of regional, international, and transatlantic relations. The peninsula plays a pivotal role in shaping global interactions through its cultural exchanges and geopolitical alliances. This continues to influence global politics, economics, and cultural identity, making the study of Iberia’s relationships crucial to understanding global trends. By examining its connections across Europe, Africa, the Americas, and beyond, researchers may gain insight into how the Iberian Peninsula shapes and is shaped by the world. Regional, International, and Transatlantic Relations From the Iberian Peninsula to the World explores memory politics and historical revisionism, focusing on dictatorships, migrations and exiles, as well as cross border dialogues between communities within the Iberian Peninsula. It examines international relations, centering on the Anglo-Iberian contacts and influences in the political, historical and cultural domains, and on transatlantic studies in North and South America. This book covers topics such as diplomacy, regional development, and nationalism, and is a useful resource for business owners, historians, government officials, policymakers, academicians, researchers, and scientists.
  • Livro de Atas do Congresso de Investigação em Educação Artística 2023
    Publication . Souto E Melo, Ana Luísa; Maravilha, Mara
    O Livro apresenta uma coletânea de artigos científicos que pretende retratar e fazer refletir sobre a Educação Artística, contando com contribuições nacionais e internacionais de relevância.
  • Livro de Resumos do Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) 2024
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Ramalho, Henrique
    O Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI): Investigação e Práticas destina-se a promover o debate sobre Educação Inclusiva e incentivar a partilha de saberes e reflexão sobre as práticas educativas na área, orientando-se para todos os que procuram dar respostas aos desafios da educação na atualidade. O evento enquadra-se no âmbito das atividades científicas do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Viseu e conta com diversos contributos de profissionais e investigadores na área da educação especial e inclusiva, contemplando a possibilidade de apresentação de comunicações livres (orais e posters).Destaca-se a colaboração de oradores nacionais e internacionais: Jesus Molina, da Universidade de Múrcia (Espanha), Grupo de Investigación sobre Diversidad Funcional y Derechos Humanos, Anabela de Oliveira Carvalho (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Instituto Politécnico de Viseu, Escola superior de Tecnologia e Gestão), Maria de Fátima Almeida (Agrupamento de Escolas de Nelas, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia), Marisa Carvalho (Universidade Católica Portuguesa), Susana Jimenez (Investigadora na Argentina, Espanha e Portugal), Sofia Campos (Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde) e Jorge Humberto Dias (representante de Portugal no Projeto Happy Schools). Este livro de resumos procura sistematizar contributos relevantes no domínio da inclusão, destacando-se a diversidade de olhares sobre questões contemporâneas da educação e reabilitação de pessoas com necessidades educativas específicas.
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva@2023
    Publication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança; Martins, Emília; Fernandes, Rosina
    A educação inclusiva deve ser multifocalizada, sistémica e holística reportando, necessariamente, em primeira instância, à transformação (re)humanizante da pessoa. É neste referencial de educação inclusiva que se enquadra o quinto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2023”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida. É propósito deste ebook potenciar um espaço de reflexão em torno de temas candentes da atualidade, sendo que os textos apresentados abordam temáticas diversas, como análise crítica da educação inclusiva em Portugal, enquadrando-a a partir de referenciais atuais, a adaptação de livros acessíveis e inclusivos, com o suporte de sistemas pictográficos, bem como o papel da psicomotricidade no contexto da multideficiência e, por fim, uma reflexão sobre tecnologia e ensino a distância, na senda da inclusão no ensino superior.
  • VRI24: 2st IPViseu Research & Innovation Summit
    Publication . Costa, Daniela; Santos, Eduardo; Araújo, Lia; Melão, Nuno; Correia, Paula; Santos, Paula; Almeida, Ricardo
    O Livro de Resumos é o resultado do VRI24 – 2nd IPViseu Study, Research & Innovation Summit, organizado no âmbito da Pró-Presidência da Investigação e Inovação e do Conselho Interno da Investigação e Inovação (CI3), do Instituto Politécnico de Viseu. Após o sucesso do primeiro evento, em 2023, tornou-se evidente a importância que assume, não só a divulgação da Investigação e Inovação desenvolvida nas Unidades Orgânicas do IPV, no âmbito dos mestrados, nas mais diversas áreas do conhecimento, mas também permitir espaços de partilha e de efetiva transferência de conhecimento entre a academia, o setor empresarial e a sociedade. Com este ebook, pretendemos deixar um registo dos trabalhos desenvolvidos, durantes os anos de 2022 e 2023 no âmbito das dissertações de mestrado do IPV, evidenciando a qualidade dessa produção científica e do seu potencial para contribuir para o desenvolvimento do território e para a sustentabilidade das organizações, quer elas tenham como fim o lucro, quer elas pretendam responder às necessidades societais. Qualquer instituição de ensino superior tem de se afirmar como um centro de desenvolvimento regional, nacional e internacional, pautando-se por critérios rigorosos de excelência aos mais diversos níveis. A investigação aplicada, capaz de ter aplicabilidade direta nos desafios organizacionais é um desses critérios. Para isso, a excelência das ofertas formativas deve estar sempre aliada às demandas dos stakeholders, produzindo conhecimento eficaz e eficiente, contribuindo para uma rede de parcerias no território. O esforço do IPV nessa integração de redes locais, regionais, nacionais e internacionais é o exemplo da importância que deve ser dada à ligação entre ensino superior e mercado de trabalho, como fator de desenvolvimento diferenciado e sustentado.
  • IPVerso, Education and Co-Creation
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula
  • IPVerso, Educação e Cocriação
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula
    Neste capítulo iremos explicar o que é o simulador IPVerso, em que contexto e como foi desenvolvido, enquanto resultado de uma atividade cocriativa. Explicaremos sucintamente o que se entende por Metaverso e por Ambientes Virtuais Colaborativos Criativos. Vamos abordar os diferentes processos partilhados que desenvolvemos através de diversas workshops e os temas que debatemos nos nossos seminários. Iremos demonstrar que este simulador e as exposições nele patentes são o resultado destes processos cocriativos, comprovando o potencial da utilização do Metaverso em contexto académico
  • NEW TECHNOLOGIES IN EDUCATION AND SOCIETY - BOOK OF ABSTRACTS
    Publication . Pacheco Figueiredo, Maria; Gomes, Cristina Azevedo; Śniatała, Paweł
    New technologies, like artificial intelligence and virtual collaborative environments, are in our daily lives and are becoming part of the fabric of human interactions and thought processes. They are powerful tools to improve our well-being and development that also challenge and create risks to our known processes and ways of being in the world. In Education, and in other areas, several projects, initiatives, research and general use offer material for critical analysis and planning of future avenues. As in other complex challenges, networked discussions, learning from each other and creating community is an important part of the solutions to be charted. Partners in the European University for Customised Education (EUNICE) have combined efforts to organise the event Seminar New Technologies in Education and Society (NTES), allowing deep discussions based on real and/or research-based uses and cases across different countries and contexts. This 3-day seminar, featuring plenary sessions, discussions, and poster sessions, will dive into the exploration and discourse surrounding new technologies in education and society. The plenary sessions will showcase new technologies utilized in education, while also serving broader social needs. Attendees will gain insight into the innovative concept of the EUNICE Virtual Lab, explore the opportunities and challenges posed by the Metaverse, Artificial Intelligence (AI), and blended real/virtual teaching approaches. Attendees will also have the unique opportunity to experience the virtual world first-hand through the use of VR headsets. This seminar aligns with the EUNICE4U project, which aims to develop a shared system of support for pedagogical innovation. One of the primary goals of EUNICE activities is to improve student learning through continuous pedagogical innovation, including effective integration of learning technologies, interdisciplinary teaching methodologies, and challenge-based learning approaches. EUNICE strives to harness the potential of immersive learning, particularly through virtual collaborative environments, as a promising method for delivering distance academic programmes.
  • Atas do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education
    Publication . Figueiredo, Maria Pacheco; Silva, Ana Isabel; Rocha, João; Souto E Melo, Ana Luísa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, Luís; Felizardo, Sara
  • Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2022
    Publication . Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, Rosina
    É no referencial de educação inclusiva que se enquadra o quarto volume do e-book “Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2022”, constituindo uma iniciativa no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida.