Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Da inadequação do termo “analfabetismo” e da necessidade de novos conceitos para a compreensão do aprendizado da leitura e da escrita em língua portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Da inadequação do termo.pdf141.03 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo apresenta novos conceitos acerca da aquisição da leitura e da escrita materna. Partimos do conceito de “letrismo a-funcional” desenvolvido pelo professor Jean Biarnès, professor e pesquisador da Université Paris-Nord, e decorrentes deste, tratamos dos conceitos de “letrismo funcional”, “analfabetismo de resistência” e “alfabetização de opressão”. Fundamentando nossa exposição, mostramos o preconceito existente nos termos “analfabeto” (destinado às pessoas que encontram-se em situação de pouca ou nenhuma escolarização em sua própria língua materna). Finalmente, pretendemos contribuir para a compreensão do aprendizado da língua materna, do ensino das primeiras letras e ainda, oferecer conceitos que possam contribuir com pesquisa nesta área do saber.

Description

Keywords

Letrismo a-funcional Letrismo funcional Analfabetismo de resistência Alfabetização de opressão Alfabetização Analfabeto

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu

CC License