Repository logo
 
Publication

Estratégias para o desenvolvimento da compreensão de textos literários na sala de aula

dc.contributor.authorMiragaia, Etelvina
dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.date.accessioned2017-06-09T08:38:44Z
dc.date.available2017-06-09T08:38:44Z
dc.date.issued2017-05
dc.description.abstractA leitura assume uma importância capital na vida dos indivíduos na sociedade atual, fortemente marcada pelas fontes de informação e de conhecimento. Ler é compreender e requer do leitor um papel ativo na construção do significado do texto. Este capítulo apresenta os resultados de um trabalho de investigação-ação, desenvolvido em aulas do 5.º ano de Português, centrado na interação entre estratégias didáticas baseadas no ensino explícito e o desenvolvimento da compreensão na leitura, a partir de textos literários, tendo em conta as seguintes variáveis: compreensão literal, compreensão inferencial, compreensão crítica e reorganização. Os resultados mostram que o ensino explícito e sistemático de estratégias facilitadoras da identificação da informação relevante e do seu processamento contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências associadas à compreensão na leitura com ganhos em todos os domínios analisados.pt_PT
dc.description.abstractReading is a very important competence in modern societies. Reading means to understand and it requires from the reader an active role in the construction of meaning. This chapter presents the results of an action-research project developed in two 5th level classes of Portuguese as Mother Tongue in basic education. It aimed to analyse the interaction between the explicit teaching of reading strategies and the development of reading comprehension in literary texts in the considered variables: literal comprehension, inferential comprehension, critical and reorganization. The results suggest that a pedagogical practice which values a structured and systematic didactics on behalf of teaching reading strategies stimulates and develops the competences we have studied and it constitutes an alternative methodology for literary education.pt_PT
dc.description.sponsorshipCI&DETS - Instituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMiragaia, E., & Balula, J. P. (2017). Estratégias para o desenvolvimento da compreensão de textos literários na sala de aula. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds). Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores (pp. 131-139). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV).pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4603
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseu (ESEV)pt_PT
dc.relationPROJ/CI&DETS/2016/00013pt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEstratégias de leiturapt_PT
dc.subjectLeitura literáriapt_PT
dc.subjectEnsino da leiturapt_PT
dc.titleEstratégias para o desenvolvimento da compreensão de textos literários na sala de aulapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage139pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage131pt_PT
oaire.citation.titleOlhares sobre a Educação: em torno da formação de professorespt_PT
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Miragaia&Balula_2017.pdf
Size:
4.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: